Internacional Titulo
Papa João Paulo II recebe alta neste domingo
Por Da AFP
13/03/2005 | 15:51
Compartilhar notícia


Papa João Paulo II  Foto: da AFPO papa João Paulo II, 84 anos, recebeu alta neste domingo do hospital Gemelli, em Roma (Itália), onde no dia 24 de fevereiro foi submetido a uma cirurgia de traqueostomia. Ele ficou internado durante 18 dias. Ele deixou o hospital em uma van e acompanhado por carros e motos da polícia local. Durante todo o trajeto até a praça de São Pedro, o papa acenou para os fiéis, que agitavam lenços brancos. ele estava no banco da frente e apresentava um semblante cansado.

Mesmo com a voz fraca, o Sumo Pontífice fez pela manhã seu primeiro pronunciamento ao público, na hora do Angelus. "Queridos irmãos e irmãs, obrigado por suas visitas", disse João Paulo às centenas de pessoas que estavam no pátio do hospital. "A todos um bom domingo e uma boa semana", finalizou o papa, que teve seu pronunciamento transmitido ao vivo para um telão instalado na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde havia milhares de fiéis acompanhado a bênção.

Papa João  Paulo II  Foto: da AFPNum esforço para mostrar a recuperação do Papa, o Vaticano divulgou na sexta-feira um vídeo em que João Paulo aparece pela primeira vez rezando em voz alta desde que foi realizada uma intervenção cirúrgica em sua garganta para amenizar problemas respiratórios, agravados pelo Mal de Parkinson.

Nesta gravação, o chefe da Igreja Católica pronuncia com dificuldade, com voz rouca e fraca, algumas palavras de bênção e reza em seguida com alguns bispos da Tanzânia que o visitaram no hospital. O cardeal alemão Joseph Ratzinger foi o primeiro a anunciar em 1º de março que o Papa tinha voltado a falar, acrescentando que o chefe católico havia conversado com ele "em alemão e italiano".

O chefe da Igreja Católica, que em maio completa 85 anos, apareceu por trás da janela de seu aposento particular décimo andar do hospital romano com relativo bom semblante, mas um pouco mais magro, erguendo o braço em seguida para abençoar os fiéis que estavam no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;