Cultura & Lazer Titulo
Começa o Festival Gastronômico em São Caetano
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
16/09/2001 | 17:23
Compartilhar notícia


  São Caetano, assim como Santo André e São Bernardo, já tem o seu Festival Gastronômico. A primeira edição será aberta nesta segunda, a partir das 18h, com um coquetel na churrascaria Grill 2000. Estão inscritos no evento, que vai até 17 de outubro, 29 restaurantes. Todos devem apresentar um prato novo, concebido especialmente para a ocasião.

Os concorrentes serão submetidos a dois tipos de avaliação. A primeira apontará, por meio de uma comissão julgadora, os cinco melhores chefes da cidade. Há também a votação popular que elegerá nove categorias: restaurante, churrascaria, pizzaria, self-service (por quilo e prato feito), choperia e bar, garçom, barman, maître e gerente.

Segundo o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), a comissão julgadora é formada por sete membros, dos quais cinco são gourmets de São Paulo.

O presidente do Sehal, Wilson Bianchi, lista como metas gastronômicas do evento a melhoria de aspectos gerais dos restaurantes, como mão-de-obra, e a troca de informações entre estabelecimentos e cozinheiros: “A idéia é profissionalizar cada vez mais”.

Para Bianchi, porém, os objetivos econômicos são mais importantes. A proposta é atrair novos consumidores, principalmente de São Paulo: “São Caetano é a porta de entrada para o Grande ABC de bairros como a Mooca e o Ipiranga, cuja maioria dos habitantes tem bom poder aquisitivo”.

Com base na experiência adquirida nos três festivais gastronômicos de Santo André e nos dois de São Bernardo, o Sehal estima um aumento da freqüência de 10% a 20% nos restaurantes indicados pela comissão julgadora e pelo júri popular.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;