Internacional Titulo
Peças antigas de ouro são desenterradas no Irã
Da AFP
26/04/2005 | 13:41
Compartilhar notícia


Três quilos de ouro com 2,5 mil anos de idade foram desenterrados no Irã nesta terça-feira. Arqueólogos encontraram a raridade quando escavavam as ruínas de um antigo palácio no sul do país.

"Encontramos três peças de ouro maciço pela primeira vez na área", disse Eshan Yaghmai, que durante anos faz escavações no Palácio Achaemenid de Bardak Siah, na província de Bushehr.

"Uma vez examinadas, há uma chance de que vejamos inscrições nas estruturas que possam dar informações valiosas sobre os reis que construíram o palácio", disse Yaghmai, que acredita que a peça de ouro de 24 quilates pode não ter sido usada para finalidades comuns. Ele afirma que as peças serão enviadas para Teerã para futuras análises.

As ruínas de Bardak Siah foram desenterradas em 1977 em uma área onde se acredita que  estejam escondidos outros 30 palácios antigos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;