Economia Titulo
Cúpula Ibero-Americana pedirá alívio no serviço de dívidas
Por Da AFP
13/11/2003 | 09:02
Compartilhar notícia


Os presidentes ibero-americanos vão pedir ao Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial (Bird) e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que busquem fórmulas "para aliviar os serviços insustentáveis da dívida externa", de acordo com um rascunho final da Declaração de Santa Cruz ao qual a AFP teve acesso na quarta-feira.

A XIII Cúpula Ibero-Americana, que acontecerá em Santa Cruz entre 14 e 15 deste mês, solicitará aos organismos financeiros internacionais "que intensifiquem os trabalhos de prevenção e resolução das crises financeiras pelas quais atravessam determinadas economias ibero-americanas".

O documento solicita a esses organismos, "avaliando caso a caso, fórmulas para aliviar serviços insustentáveis da dívida, preservando os princípios de responsabilidade mútua, de eqüidade, de combate à exclusão". Também querem especial atenção para promover "o fortalecimento da governabilidade das democracias".

A declaração adverte que a crise na economia mundial e a redução do financiamento para o desenvolvimento e a cooperação multilateral afetam significativamente os setores excluídos da população. "O problema se agrava pela volatilidade dos fluxos financeiros e dos capitais, assim como pela queda nos preços dos produtos básicos de exportação e a imposição de medidas não tarifárias que dificultam as exportações".

O rascunho reconhece o impacto positivo na redução da pobreza nos países ibero-americanos provocado pelos avanços institucionais, que significaram uma maior participação da população na tomada de decisões, mais acesso à Justiça e o combate à corrupção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;