Economia Titulo
CE pode apresentar recurso contra a Espanha
Do Diário do Grande ABC
12/05/2000 | 10:18
Compartilhar notícia


A Comissao Européia (CE) pode apresentar um recurso contra a Espanha junto ao Tribunal de Justiça da Uniao Européia (UE), sob a acusaçao de bloquear ofertas de compra de empresas estrangeiras controladas em parte pelo Estado. Segundo o porta-voz Jonathan Todd, Bruxelas analisa a resposta enviada por Madri em outubro, antes de confirmar a apresentaçao do recurso.

Na terça-feira, o ministério espanhol da Economia impediu uma OPA (Oferta Pública de Aquisiçao) da companhia alema Energie Baden-Wuerttemberg (EnBW), controlada em 25% pela estatal francesa EDF, sobre a espanhola Hidrocantábrico, segundo a imprensa espanhola.

Em julho, a Comissao abriu um procedimento de infraçao contra a Espanha pela imposiçao de autorizaçao prévia às decisoes que afetam o controle de capital de empresas nas quais o Estado tenha mais de 25%.

O ministério espanhol da Economia comunicou, na terça-feira, à EnBW, sua oposiçao a uma contra-OPA da empresa alema, alegando a presença de capitais públicos alemao e francês entre seus acionistas, segundo o jornal El País. O ministério nao confirmou nem desmentiu a existência de contatos com a empresa alema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;