Economia Titulo
Maior avião de passageiros do mundo faz seu primeiro vôo
Da AFP
27/04/2005 | 09:29
Compartilhar notícia


AFPO maior avião do mundo, o Airbus A380, com capacidade para até 800 passageiros, decolou na manhã desta quarta-feira do aeroporto de Toulouse-Blagnac, no sul da França, para seu primeiro vôo de teste.

A decolagem era muito aguardada, já que inicialmente estava prevista para ocorrer há um mês, mas foi adiada em várias ocasiões por causa do mau tempo. Depois de vários dias de chuva e ventos fortes, o tempo mudou e o sol abriu nesta quarta-feira sobre Toulouse.

Antes deste primeiro vôo, o protótipo número um do 'super-jumbo' — que roubará o título de maior avião de passageiros do mundo do Boeing 747 — passou quase três semanas a serviço do departamento de testes, na sede da Airbus em Blagnac, perto de Toulouse.

Os dois pilotos, Jacques Rosay e Claude Lelaie, e quatro engenheiros executaram testes de aceleração e freagem, cada vez mais rápidos, até chegar à velocidade de decolagem.

Nesta quarta-feira, as 22 rodas do novo avião saíram do chão diante dos olhares de um público formado por engenheiros do programa, fornecedores, representantes das empresas clientes, personalidades e jornalistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;