Setecidades Titulo
Ação social recebe cultura cigana
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
25/06/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


A cultura cigana irá invadir a edição de amanhã do Diário do Grande ABC nos Bairros, em Diadema, com o grupo de dança Amor Gitano. A ação social acontece das 9h às 16h, na EE Homero Silva (Rua 9 de julho, 290, Jardim Canhema).

Serão 15 integrantes do grupo que vão dançar de quatro a cinco músicas, além de recitar poesias sobre a cultura cigana. "Já participamos de outras ações do Diário e o resultado foi sempre positivo. O objetivo é levar alegria para a comunidade em um dia tão importante para muitos que vão usufruir de serviços gratuitos", disse a professora e dançarina Renata Saggioro Silva, 33 anos.

O grupo formado desde 2004, em São Bernardo, está bem ansioso para mais uma apresentação. "É interessante como a cultura desperta a curiosidade das pessoas. Muitos perguntam se lemos as mãos, mas sempre dissemos que somos dançarinas e não ciganas", explicou Renata.

Não importa a idade para dançar o ritmo. Os integrantes variam entre 8 e 75 anos. É o caso da Vanda de Melo, 75, que faz todas as roupas do grupo. "Cada um pede o modelo como quiser e demoro uns três dias para elaborar e concluir o modelo. Além da paixão pela costura, fiz grandes amizades no grupo", contou.

No dia da ação social, a família da agente de saúde Glaúcia Zuleica Dias Mesquita, 42, comparecerá em peso. "Além de mim, meus dois filhos, de 9 e 14 anos, vão se apresentar. Eles se interessaram quando iam comigo nas aulas, já que não tinha com quem deixá-los", explicou.

As aulas de dança cigana são abertas ao público e realidas às segundas-feiras, das 20h às 21h30, na Emeb José Ferraz de Magalhães Castro, na Vila Rosa, em São Bernardo.

A ação social do Diário conta com a patrocínio do governo do Estado de São Paulo, da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), do Colégio Renil, do Programa Escola da Família, daFarma Fórmulas, da Novety Cosméticos e da Associação dos Cabeleireiros do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;