Cena Política Titulo Cena Política
Pressão para saída do muro

Mauro Miaguti, em seu segundo mandato de vereador de São Bernardo pelo DEM

Raphael Rocha
04/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Mauro Miaguti, em seu segundo mandato de vereador de São Bernardo pelo DEM, está numa encruzilhada: precisa definir seu futuro eleitoral até o fim do mês. Miaguti, do setor empresarial, herdou cadeira na legislatura passada e se reelegeu em 2012 no arco de alianças do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). Neste período, ganhou confiança do chefe do Executivo, que nunca escondeu vontade de tê-lo em seu primeiro escalão. Miaguti recusou os convites por entender que poderia contribuir mais como vereador, mas indicou Hitoshi Hyodo – presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) local ao comando da Pasta de Desenvolvimento Econômico. Porém, recebeu nos últimos dias ultimato da direção estadual do partido: precisa romper com o Paço e migrar para a oposição – caminhar com Alex Manente (PPS) ou Orlando Morando (PSDB). Miaguti não queria decidir isso agora, a um ano da eleição. Mas a determinação é clara. Com isso, na Câmara já há quem diga que o democrata costura alternativas para, pelo menos, protelar a decisão. Uma delas é voltar a fomentar o G-9, grupo de vereadores que declararam independência da base de sustentação no Legislativo, e defender candidatura própria do bloco. Resta saber se haverá tempo suficiente.

Retorno
Ex-vereador de Diadema, Laércio Soares tentará recuperar a cadeira na eleição de 2016, pelo PCdoB. Assessor especial do governo de Lauro Michels (PV), Laércio passou por problemas de saúde e muitos achavam que ele iria ficar de fora das urnas. O comunista não só confirmou que será candidato como também está certo o apoio do PCdoB à tentativa de reeleição de Lauro.

Amizade
Wagner Rubinelli (PT), vereador de Mauá, entrou em contato com a coluna para dizer que é amigo de longa data do secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana (PT), bombardeado por vereadores na sessão por suposto privilégio a assessores. “Única coisa que comentei foi que achei exagerada a crítica do (Adelto) Cachorrão (PP) ao Rogério. Ele trabalha duro, tem feito muita coisa com pouca estrutura.”

Palavra dada
Vereador de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon (PR) deixou militantes de seu partido ressabiados. Nos últimos tempos, tem utilizado muitas expressões características do presidente estadual do PTB, Campos Machado. A última frase foi proferida na sessão de ontem. Em uma discussão com colegas, não titubeou ao falar: ‘Palavra dada é flecha lançada’. Será que é indício de mudança partidária?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;