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Copa deixa churrasco mais 'salgado' no Grande ABC
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
25/06/2010 | 07:02
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Churrasco e cerveja são combinação obrigatória e não podem faltar em dia de jogo do Brasil na Copa. No entanto, a receita está mais ‘salgada' para o bolso do consumidor do Grande ABC neste mês. Com o Mundial e a paixão pelo futebol, os dois itens encareceram até 10%.

Pesquisa da cesta básica feita semanalmente pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) aponta que a carne está 4,42% mais cara nesta semana. "Os valores do item caem na última quinzena do mês, isso é histórico. Então, não há motivo para isso além da Copa", avalia o engenheiro agrônomo da Craisa, Fábio Vezza Benedetto.

Já a cerveja, que não entra no estudo dos itens básicos, também teve incremento de até 10%, confirmado pelos consumidores. "Está tudo mais caro, todas as marcas. O valor que pagávamos antes, na cerveja que preferimos, só é encontrado em uma de qualidade muito inferior", reclama a secretária Selma Maria.

O motorista Almerindo Mendes da Silva também não gostou dos aumentos nos produtos. Ele, que espera receber amigos para assistir aos próximos jogos do Brasil, diz que apesar de pagar mais, não deve diminuir quantidades para compensar o rombo no orçamento. "Só podemos fazer isso a cada quatro anos. É melhor gastar mais e cumprir esse desejo do que economizar agora", afirma.

De olho no orçamento doméstico, Odete e Daniela Benete avisam que o churrasco e a cerveja não farão parte do cardápio da família para acompanhar os jogos. "Até aqui só tivemos pipoca", conta Odete.

Mesmo quem fez como a dona de casa e apostou na pipoca como item para acompanhar aos jogos, também desembolsará mais. O produto, que não pode faltar nas festas juninas, está até R$ 2,00 mais caro.

Em nota oficial, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) explica que "no caso das carnes, existem períodos sazonais de consumo provenientes da alta procura", como a Copa, onde o produto é consumido em "larga escala". A nota alerta ainda que "é importante reforçar que o supermercadista não é formador de preços, apenas repassa os movimentos financeiros da cadeia e fica a cargo do consumidor optar pelo melhor preço e serviço no momento da compra".




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