Bem Estar / Saúde Titulo
Região perde segundo ministro de Dilma

Depois de Miriam deixar Planejamento, Gilberto Carvalho sai da Secretaria-Geral da Presidência

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
13/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC teve a confirmação ontem da segunda baixa regional no ministério da presidente Dilma Rousseff (PT). Gilberto Carvalho, ex-secretário de Santo André no governo de Celso Daniel (morto em 2002), não será mais secretário-geral da Presidência da República, posto que ocupava desde a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2008). Ele será substituído por Miguel Rossetto.
Rossetto foi convidado na noite de quinta-feira pela própria presidente a exercer a função e aceitou. Ex-deputado gaúcho, o petista foi ministro do Desenvolvimento Agrário com Lula e com Dilma. De origem sindical, Rossetto chegou a ser vice-governador do Rio Grande do Sul na administração de Olívio Dutra (1999-2002).

A primeira perda de representatividade foi efetivada no fim do mês passado, quando a também ex-secretária andreense Miriam Belchior foi oficialmente descartada do Ministério do Planejamento e Orçamento, substituída por Nelson Barbosa – ela ainda pode continuar no governo, mas ainda sem posto definido.

No primeiro mandato de Dilma, o Grande ABC tinha cinco representantes de porte no primeiro escalão. Além de Miriam e Gilberto Carvalho, Arthur Chioro (Saúde), Jorge Hereda (Caixa Econômica Federal) e Regina Miki (Secretaria Nacional de Segurança Pública) possuíam cargo de destaque. Desses, somente Chioro recebeu confirmação da presidente de que continuará na função a partir de 1º de janeiro de 2015.

O futuro de Gilberto Carvalho é incerto, mas fontes petistas garantem que ele se sentiu seduzido pela proposta de Lula de participar de conselho de notáveis no Instituto Lula. O ex-presidente quer utilizar sua organização para resgatar a imagem do PT pelo País. Além de Carvalho, deve figurar neste quadro o ex-ministro e candidato derrotado ao governo do Estado Alexandre Padilha.

Em Santo André, Giberto Carvalho fazia parte do núcleo duro da gestão. O petista foi secretário de Governo na administração de Celso Daniel. Foi para Brasília assim que Lula foi eleito presidente da República. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;