Turismo Titulo Em São Paulo
Som, luzes e água em Sampa
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
03/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A partir de sábado, em meio à típica agitação paulistana, um espetáculo de luzes chamará a atenção da população que passar pelos principais pontos da Capital com a inauguração do "Natal da Família Paulista". O evento, organizado pela Prefeitura de São Paulo e patrocinadores, contou com investimento de R$ 5,9 milhões e trará como novidade um desfile da Disney.

A parada "Momentos Mágicos da Disney" promete encantar adultos e crianças no dia 20 dezembro, às 9h, no bairro de Santana. O desfile remete ao mundo de princesas e personagens dos desenhos de Walt Disney com direito a carros alegóricos, oito veículos e quatro minicarros que percorrerão cerca de três quilômetros das ruas do bairro.

Mais de 200 bailarinos e atores brasileiros escolhidos pela Disney formarão o casting de artistas do desfile paulistano e outras 2.000 pessoas completam a equipe de produção.

O desfile terá personagens como Zé Carioca, que abrirá a Parada em homenagem ao Brasil, Mickey Mouse e seus amigos, fadas, A Bela e a Fera, A Pequena Sereia, Ursinho Pooh, Toy Story, Princesas e O Rei Leão, entre outros.

A partir das 9h, a Parada sairá da Avenida Olavo Fontoura - altura da dispersão do Sambódromo do Anhembi - contornando a Praça Campos de Bagatelle e seguindo pela Avenida Santos Dumont. A chegada será na Praça Heróis da FEB, por volta das 12h.

OUTROS PONTOS - O parque do Ibirapuera e a Avenida Paulista são alguns dos lugares que deslumbrarão olhares. Serão luzes para todos os lados, pois mais de 25 milhões de microlâmpadas serão montadas em estruturas que, juntas, somam mais de 120 quilômetros de vias decoradas.

No Parque do Ibirapuera, começa hoje, a partir das 20h30, a programação especial de Natal na Fonte Multimídia, que terá apresentações com muita luz, música e movimentos. As apresentações serão diárias, das 20h30 às 21h. O encerramento será no dia 6 de janeiro.

A apresentação começará com a imagem de um dos duendes do Papai-Noel regendo o espetáculo. Imagens de crianças cantando em coral, silhuetas dançando nas águas e intervenções lúdicas de personagens tipicamente brasileiros, como o saci-pererê, ditarão o clima da festa. O espetáculo encerrará com o Bom-Velhinho acendendo as árvores em volta do lago.

As noites iluminadas do Ibirapuera não se restringirão ao entorno do lago. Quem visitar o parque também poderá vislumbrar 1,5 milhão de lâmpadas enfeitando cerca de 220 árvores. São esperadas cerca de 4.000 pessoas por dia para conferir as atrações. A árvore montada no espaço de lazer terá 75 metros de altura.

PAULISTA - A partir de sábado, executivos e estudantes que transitarem pelo movimentado centro financeiro de São Paulo, a Avenida Paulista, poderão relaxar após o horário de expediente admirando as decorações natalinas na via. Além de iluminação, a avenida terá cenografia para que a decoração possa ser apreciada tanto de dia quanto de noite.

O centro antigo de São Paulo será tema de uma das decorações que um banco fará na Avenida Paulista, ocupando os postes do canteiro central com faixas, guirlandas, festões em espiral e duendes.

A ponte Otávio Frias de Oliveira - popularmente chamada de Ponte Estaiada -, por sua vez, será transformada em uma grande árvore iluminada e terá um Papai-Noel de 12 metros de altura.

Requinte para a ceia de Campos do Jordão

Os pratos de inverno saem e dão espaço aos tropicais para a Temporada Gastronômica do Natal na Montanha de Campos do Jordão, que neste ano terá as frutas vermelhas como ingrediente principal. O maior evento do Natal na cidade vai até 6 de janeiro. Nesse período, 25 restaurantes da cidade apresentarão pratos especiais para a ceia natalina. Amoras, framboesas e mirtilos irão enriquecer a produção dos pratos, que podem ser doces ou salgados.

A programação da charmosa Campos do Jordão também terá outras atrações, como a 6ª Mostra de Mesas e Cardápios Natalinos, na Praça Capivari. Os restaurantes montarão mesas com os temas Natal e Ano-Novo. Os clientes poderão escolher suas mesas antecipadamente.

Outro destaque são os workshops de gastronomia, que serão realizados nos fins de semana deste mês com chefs dos restaurantes do Grupo Cozinha da Montanha. As aulas são gratuitas, com vagas limitadas a 40 participantes.

Ainda no badalado bairro de Capivari, uma casa de 200 metros quadrados foi transformada e dividida em vários ambientes decorados para o Natal. Os pais poderão levar seus filhos aos fins de semana para ver o Papai-Noel. Mais informações sobre a Temporada Gastronômica pelos sites www.portaldecampos.com.br, www.camposdojordao.com.br e www.cozinhadamontanha.com.br.

A maior árvore do mundo

Conhecida por ser a cidade onde tudo é gigante, Itu, localizada no interior de São Paulo, a 100 quilômetros da Capital, não foge à tradição na época de Natal. Pelo nono ano consecutivo, a Cidade dos Exageros promete montar, no Shopping Center Plaza, a maior árvore de Natal do mundo,

O enfeite tem 84 metros - altura equivalente a um prédio de 28 andares - e pode ser visto de diversos pontos da cidade.

ILUMINAÇÃO - Neste ano o sistema de iluminação da gigante árvore - que será ligada diariamente, a partir das 20h, até o dia 6 de janeiro - terá economia de energia de aproximadamente 80%, pois serão utilizadas lâmpadas LED.

Para compor os 84 metros da árvore usou-se um tubo de 80 metros de altura, 350 toneladas de aço e concreto armado que sustentam dezenas de cabos de aço, hastes e lâmpadas. A estrela da ponta da árvore tem 4 metros e é formada por 120 metros de mangueira luminosa vermelha e 72 mil lâmpadas de LED, entre outros materiais.

O Plaza Shopping Itu fica na Avenida Doutor Ermelindo Maffei, 1.199, Jardim Paraíso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;