Setecidades Titulo Mobilidade
Falta fiscalização na
ciclofaixa de lazer

Em Diadema, via é exclusiva para bicicletas aos domingos,
mas ciclistas se arriscam e utilizam local durante a semana

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
22/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Sem fiscalização, ciclistas se arriscam na ciclofaixa de lazer de Diadema durante a semana. O espaço é reservado para as bicicletas apenas aos domingos e feriados, mas é constantemente usado nos dias úteis, principalmente por crianças e adolescentes. O uso indevido aumenta o risco de acidentes entre as bikes e os demais veículos.

A ciclofaixa de Diadema, com aproximadamente 2,5 quilômetros, passa pelas avenidas Almiro Sena Ramos, Paranapanema e Luís Carlos Prestes, nos bairros Taboão e Campanário. A equipe do Diário esteve no local durante a tarde e observou grande fluxo de jovens pedalando pelo local, sem a presença de fiscais de trânsito.
"O problema é que as crianças veem a faixa com desenho de bicicleta e acham que o espaço é deles sempre. Por isso, acabam tendo menos cuidado e correndo mais riscos", comenta a dona de casa Letícia Guedes, 32 anos. Moradores do entorno relatam que já viram crianças serem atropeladas no local.

Especialista em Engenharia de Tráfego, o professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Creso Peixoto concorda que o risco é maior nas ciclofaixas de lazer. "O ciclista vê a sinalização e é induzido a usar a pista, mas esquece que os carros também passarão por lá." A via reservada fica do lado esquerdo da avenida, junto ao canteiro central.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) não define claramente o lado da via que deve ser utilizado pelas bicicletas. A legislação estabelece apenas que os ciclistas devem se conservar nas laterais das pistas, onde não houver ciclovia ou ciclofaixa. Para o professor, no entanto, a circulação das bikes pelo lado esquerdo é mais perigosa. "Isso porque os motoristas fazem a ultrapassagem pela esquerda e, neste momento, tendem a olhar preferencialmente para a direita".

O especialista salienta também que as ciclofaixas reservadas para lazer podem provocar antipatia por parte dos motoristas. "O condutor se irrita ao ver um espaço na rua destinado à diversão, enquanto ele trabalha." A melhor opção apontada por ele é a criação de ciclovia. Neste modelo, o espaço para as bicicletas é separado, sem que haja possibilidade de invasão dos automóveis.

A Prefeitura de Diadema informa que agentes de trânsito fazem diversas vistorias nas avenidas para evitar o uso das ciclofaixas nos horários não permitidos. A administração diz que também promove trabalhos educativos durante os períodos em que o uso pelas bicicletas é liberado. As vias exclusivas foram criadas em junho e o horário reservado aos ciclistas é no domingo, entre as 8h e 16h. O Executivo pretende aumentar o número de faixas de lazer na cidade.

Em S.Caetano, faixa é respeitada mesmo sem obrigatoriedade

Grande parte dos motoristas respeita a ciclofaixa de lazer da Rua Tijucussu, em São Caetano, mesmo fora da obrigatoriedade. A via exclusiva foi criada em setembro e deve ser reservada aos ciclistas nos domingos, das 8h às 17h.

A equipe do Diário esteve no local durante a tarde de segunda-feira e constatou que a maioria dos automóveis não utiliza a ciclofaixa para trafegar. Em alguns casos, os condutores entram na pista apenas para praticar ultrapassagens, mas retornam para as duas faixas da direita em seguida. Apesar do bom exemplo, o número de ciclistas vistos no local é baixo.

Até o fim do ano que vem, a Prefeitura pretende criar circuito cicloviário com cerca de 13 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;