Economia Titulo PIB
Associação dos EUA prevê recuperação do PIB no 2º tri
Por
09/06/2014 | 01:57
Compartilhar notícia


A contração do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no primeiro trimestre deste ano levará a uma forte recuperação no segundo trimestre, publicou a Associação Nacional de Economia Corporativa (Nabe, em inglês), em pesquisa trimestral, mas os entrevistados reduziram a projeção de 2014, de modo a refletir o fraco início de ano.

O painel de associados à Nabe declarou esperar um crescimento econômico mais forte nesse ano que no anterior, disse o presidente da instituição, Jack Kleinhenz, em comunicado.

O consenso é de um avanço de 3,5% do PIB real no segundo trimestre, a uma taxa anualizada. Esse crescimento deve ser impulsionado pela atividade que foi adiada do primeiro trimestre devido às más condições climáticas. Em março, a estimativa era de uma alta de 2,8%.

Para o terceiro e o quarto trimestre, as projeções são de alta de 3,1% e 3,2%, também a taxas anualizadas. Os dois números superam os da previsão de março, mas a inesperada contração no início do ano fez o painel da associação, que conta com 47 projeções, revisar o PIB de 2014 para baixo: alta de 2,5%, comparável a um ganho de 1,9% no ano passado e de 2,8% nas expectativas anteriores.

Kleinhenz explicou que as estimativas para investimentos das empresas, construção de imóveis, exportações e gastos do governo foram reduzidas. Por sua vez, os gastos dos consumidores e o mercado de trabalho devem melhorar mais que o esperado inicialmente. Em 2015, a estimativa não muda: crescimento de 3,1%.

A pesquisa revelou um forte otimismo com o crescimento do mercado de trabalho, com a expectativa pela adição mensal de 209 mil postos de trabalho por mês neste ano, de 188 mil na pesquisa de março. A taxa de desemprego deve cair para uma média de 6,2% neste ano e 5,9% no próximo.

Mesmo assim, os juros não devem subir consideravelmente no curto prazo. A mediana dos projeções do painel prevê que a Fed Funds Rate avance para 0,75% no fim de 2015. Apenas 7% dos entrevistados acreditam que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) não irá alterar as taxas de juros no próximo ano, enquanto 86% projetam uma alta em 2015. Fonte: Market News International.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;