Setecidades Titulo PM
Diadema contará com
reforço no patrulhamento

Projeto da Prefeitura com a PM intensifica a presença
da GCM em pontos espalhados por áreas vulneráveis

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de Diadema lançou na tarde de ontem um programa de Segurança que será desenvolvido em parceria com a PM (Polícia Militar) e consiste em reforçar o patrulhamento em 14 pontos fixos da cidade que apresentam índices criminais elevados.

Segundo o prefeito Lauro Michels (PV), o programa Ronda Cidadã deixará viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal) paradas em cada um desses locais para servir de elo entre a população e as autoridades quando ocorrer algum tipo de delito.

“Se o cidadão presenciou ou foi vítima de um delito, ele procura essa viatura, que, automaticamente, comunicará via rádio as características do suspeito e facilitará a captura dos envolvidos nas redondezas”, disse.

As rondas pelos bairros serão de responsabilidade da PM, que, além do policiamento com bicicletas, reforçou o efetivo em áreas comerciais com patrulhamento a pé.

“Nós promovemos a integração (da cidade com as polícias). E agora teremos uma ação efetiva para Diadema”, salienta o chefe do Executivo. Desde dezembro a Prefeitura investiu no programa com a compra de dez viaturas e seis motocicletas, além da contratação de 50 integrantes para a guarda.

Segundo o prefeito, o custo mensal dos trabalhos será de aproximadamente R$ 30 mil, valor das 2.000 horas extras que serão pagas aos GCMs para que cumpram a jornada de estabelecida.

Nas estatísticas criminais divulgadas ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) (leia acima), Diadema foi a cidade da região que teve o maior crescimento nos casos de roubos e furtos gerais: 51,8% na comparação entre janeiro deste ano e o mesmo mês em 2013.

Lauro acredita que a operação poderá render resultados satisfatórios e enfatiza que estará em vigor até que os índices apresentem quedas. “Temos de manter a ordem, tranquilidade e paz na cidade.”

Em discurso na Praça da Moça, o prefeito foi enfático ao falar sobre o que espera da parceria. “Estamos nas ruas para coibir que esses marginais façam desordem na cidade. Quero que vocês (policiais) vão para a rua com sangue nos olhos para trazer a paz. Sejam amigos dos moradores de bem e inimigos do crime”, cobrou o chefe do Executivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;