Brickmann Titulo
Quando o homem desafia os deuses

Uma das mais interessantes criações da mitologia grega é a hubris - aquilo que ocorre quando o ser humano, levado pelo orgulho

Por Carlos Brickmann
24/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Uma das mais interessantes criações da mitologia grega é a hubris - aquilo que ocorre quando o ser humano, levado pelo orgulho, perde a medida das coisas e pensa que é igual ou superior aos deuses.
Acontece muito: há gente achando que, com seu papo aranha, vai convencer os aiatolás do Irã a fazer a paz com Israel. O presidente Ahmadinejad, bem conversado, desiste de produzir a bomba atômica (ou, se chegar a produzi-la, será só para estimular o orgulho nacional, não para fins guerreiros). Uma conversa olhos nos olhos com o presidente da Coréia do Norte, Kim Jong Il, também conhecido por Estimado Líder, fará com que ele desmonte seu armamento nuclear. As demais potências nucleares só esperam a contaminação pelo vírus da paz, tão brasileiro quanto a jabuticaba, para desarmar-se. E a Secretaria Geral da ONU, em dezembro de 2011, será seu passo seguinte, para disseminar o vírus da paz.
Já há gente anunciando que Dilma Rousseff vai ganhar as eleições no primeiro turno. Nem Lula, que é Lula, conseguiu bater Alckmin, que é Alckmin, no primeiro turno; mas Dilma, ela sim, vai acabar com Serra e todos seus tucanos.
Garantiam os antigos que, quando um ser humano era tomado pela hubris e queria comparar-se aos deuses, transformava-se em alvo da deusa Nêmesis, instrumento da divina vingança. Os persas, orgulhosos de seu exército invencível, foram batidos pelos gregos, com a ajuda de Nêmesis (e de Rodrigo Santoro). Dizem que Nêmesis continua agindo. Collor não caiu, e ainda teve de virar lulista?

A VÍTIMA...
Já que Ciro Gomes, do PSB, não quis disputar o governo paulista, Lula escalou Aloizio Mercadante para enfrentar o candidato tucano, provavelmente Geraldo Alckmin, que tem posição folgadíssima nas pesquisas. É a segunda vez que Lula sacrifica Mercadante (um dos petistas mais próximos a ele): em 1994, obrigou-o a ser seu candidato a vice, numa eleição perdida - Fernando Henrique ganhou no primeiro turno - e a ficar sem mandato, desistindo de uma reeleição fácil para deputado federal. Mercadante tinha agora ótimas chances de se reeleger senador. Se perder para o governo, fica mais uma vez sem mandato.

...DE SEMPRE
Mercadante foi durante anos o principal consultor econômico de Lula. Mas não teve espaço em seu governo (Lula preferiu um médico na Fazenda e um tucano no Banco Central). Até Samuel Pinheiro Guimarães virou ministro, e Mercadante não. E ainda teve de engolir as ordens para revogar sua demissão irrevogável da liderança do governo e continuar quietinho no cargo.

SEGURA NA MÃO DE LULA
Um grupo do PMDB paulista contrário à aliança com o PSDB tenta lançar a candidatura ao governo do deputado Francisco Rossi, pró-Dilma. Quais são suas chances? Na última votação do diretório regional do PMDB, Rossi teve 73 votos. Orestes Quércia, que comanda o partido e apoia Serra, teve 600.

TEMPORADA QUENTE
O colunista Cláudio Humberto (www.claudiohumberto.com.br) teve acesso à agenda, até agora mantida em rigoroso sigilo, de Jeany Mary Corner, promotora das mais animadas festas de Brasília. Jeany Mary Corner se tornou nacionalmente conhecida durante o episódio do Mensalão do PT e de seus desdobramentos, como a República de Ribeirão - aquela casa em Brasília cujo caseiro era Francenildo Costa, o que teve o sigilo bancário violado. De acordo com Cláudio Humberto, na agenda há clientes de todos os setores: de políticos e empresários a jogadores de futebol. Em comum, têm boas contas bancárias que ninguém viola.

FESTA DO CAQUI
Lembre as notícias que você já leu sobre a Câmara Distrital de Brasília. Pois é: a própria Câmara vai eleger indiretamente o novo governador de Brasília, que completará o mandato de José Roberto Arruda, cassado, e Paulo Octavio, que renunciou. E, por favor, não creia que as coisas por lá tenham melhorado muito. O deputado federal petista Geraldo Magela, derrotado nas prévias do PT que escolheram os candidatos à eleição direta, em que será eleito o governador que comandará o Distrito Federal de 2011 a 2014, disse que "alguns setores do partido" (o seu partido, o PT) usaram abusivamente o poder econômico. O adversário do PT será Joaquim Roriz, por várias vezes governador de Brasília. Todos os envolvidos no atual escândalo já trabalharam com ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;