Economia Titulo
Arrecadação do ICMS volta a ter melhora em São Paulo
Das Agências
17/04/2002 | 00:05
Compartilhar notícia


Pela primeira vez neste ano, o coordenador da Assessoria de Política Tributária do Estado de São Paulo, Clóvis Panzarini, registra em abril movimento inverso ao da queda constante na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Estado nos últimos três meses. Com isso, a previsão da Secretaria da Fazenda é a de fechar este ano com aumento de 4% da arrecadação em relação aos preços (inflação tributada) e de expansão real de 3% (PIB tributado), com arrecadação total de R$ 27 bilhões. De IPVA, o imposto sobre veículos, já foi pago R$ 1,5 bilhão no primeiro trimestre.

Depois de cinco meses de quedas fortes e consecutivas, Panzarini percebe movimento de recuperação em abril, estimada a partir das vendas realizadas em março. Mesmo assim, ele calcula que a arrecadação do mês deverá fechar em queda também em comparação com o mesmo mês do ano passado, em cerca de 2% a 3%. "Mas felizmente bem diferente da queda de 8,5% registrada em março, fechando o trimestre com baixa de 5% em relação ao primeiro trimestre de 2001", disse.

Panzarini está com um olho nas planilhas de arrecadação de ICMS, que o preocupam ainda, e outro esperançoso na reunião do Copom (Conselho de Política Monetária), que se iniciou terça e que vai decidir nesta quarta se reduz ou mantém a taxa básica de juros em 18,5%. "Se o Copom reduzir a taxa de juros, mesmo que seja 0,25 ponto porcentual, já ajuda. O governo federal precisa dar um estímulo porque enquanto não houver uma sinalização forte a economia não anda."

Os números de arrecadação de ICMS ainda estão positivos no acumulado de 12 meses em 0,6% e deverão iniciar curva de subida agora, segundo Panzarini. Isso porque o primeiro semestre de 2001 foi muito bom, com crescimento real de 8%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;