Memória Titulo
De Chiozza, em Garfagnana, para o Grande ABC

Os dois livros de hoje foram editados em 2011 e trazidos à Memória...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Os dois livros de hoje foram editados em 2011 e trazidos à Memória pelo são-bernardense Adalberto Guazzelli. Livros que têm tudo a ver com os imigrantes italianos que colonizaram o Grande ABC. Os sobrenomes listados confundem-se com os encontrados nos nossos catálogos telefônicos. As publicações são também a forma com que Chiozza agradece aos seus filhos que, um dia, precisaram trocar a Itália pelo Brasil - e por São Paulo, pelo futuro Grande ABC que é hoje.

Lemos: "Chiozza, como todas as comunidades de Garfagnana, era um lugar pobre. Por isso, entre o fim do século 19 e início do século 20, tanta gente emigrou para a América. O país que hospedou tantos ‘chiozzini' foi o Brasil".

Entre os imigrantes, o comendador Mansueto Cecchi, muito presente em Santo André - onde erigiu duas vilas residenciais - e Ribeirão Pires, onde residiu. E mais: Bechelli, Boschetti, Corazza, Fusari, Gabrili, Guazzelli, Giannotti, Lucchesi, Lunardi, Masini, Pelosini, Piagentini, Pieroni, Rosa, Rossi. 

Os dois livros que Adalberto nos presenteou focalizam campanhas que tiveram a participação dos italianos aqui radicados. E como agradecimento, os autores fazem questão de enumerar todas as famílias, em vários casos citando suas cidades, como Ângelo Boschetti e Michele Rossi (de Santo André); Laura Corazza e Ginese Guazzelli (de São Bernardo); Luigi Giannotti e Elisardo Bechelli (de Ribeirão Pires); Enrico Rosa (do Rio Grande, uma antiga linha colonial de São Bernardo - hoje Distrito de Riacho Grande).

Fica claro, na leitura das publicações, que os antigos italianos mantiveram relação estreita com seu País. Muito provavelmente, hoje, a maioria dos seus descendentes desconhece tais laços. Graças aos livros recém-publicados na Itália, Memória tem uma excelente oportunidade de, aos poucos, em pílulas, divulgar essa riqueza cultural-étnica. Continua.

MENSAGEM
Vamos percorrer as alamedas de outubro, colher as flores da primavera e lembrar que é preciso buscar o encanto da vida em todas as esquinas. Guido Fidelis

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do Sindicato: 1933-2013
Aprendizes de Santo André entram em greve na década de 1960

HOJE
Dia Mundial da Juventude. Dia do Repórter Fotográfico. Dia do Prefeito. Dia do Notário (escrivão público).

Festa no Metrópole 

Aline Fávaro Tomaz, jovem bailarina da Vila Paulicéia e São Bernardo, lança hoje o seu livro. Local: Saraiva Shopping Metrópole, em São Bernardo, ao lado do Paço, piso térreo. A Bailarina Especial (Panda Books) é um terno livro de memória da menina que tantas lições passa a todos nós.

Na foto, Aline com sua primeira professora, Miti Warangae, do bairro Paulicéia, como nos relata o jornalista João Tomaz, pai de Aline:

1. Esta professora e diretora da academia Miti Warangae foi quem recebeu Aline, então sua primeira aluna com necessidades especiais. Enfrentou alguns sinais de preconceito de outras mães na academia, mas prevaleceu a firmeza dela. 
2. Miti foi vítima de latrocínio em janeiro de 2002. Sempre que a oportunidade nos oferece, a homenageamos com nossa gratidão por ter participado decisivamente na formação e inclusão de Aline. 
3. A mãe dela, que mora aqui por perto, receberá um livro devidamente dedicado e autografado pela bailarina. No momento ela está viajando, porém o exemplar está devidamente reservado em nosso poder.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 2 de outubro de 1982 - Nº 5021
MANCHETE - Parlamento alemão derruba chanceler Helmut Schimidt
MOVIMENTO SINDICAL - Greve dura menos de oito horas na Scania.
ELEIÇÕES 1982 - "Chega de enganação. Queremos que a Prefeitura sirva para a união do povo" (Celso Daniel, candidato a prefeito de Santo André pelo PT).
ECONOMIA - Caixa Econômica Federal inaugura agência à Rua Senador Flaquer, 185, em Santo André.
ELA (jornalista Solange Dotto) - Leves, românticas e coloridas as novas roupas para o verão.

EM 2 DE OUTUBRO DE...
1932 - Termina a Revolução Constitucionalista: forças federais vencem os paulistas, mas a nova Constituição viria, em pleno regime getulino.
1947 - Criado o Museu de Arte de São Paulo (Masp).
1977 - Inaugurado o Centro de Recreação do Bairro Cata Preta, em Santo André.

MUNICÍPIO PAULISTA
Cruzeiro. Recebeu este nome em 2 de outubro de 1901, mas foi elevado a município em 1871, quando se separa de Lorena com o nome Conceição do Cruzeiro.

CAPITAL BRASILEIRA
Hoje é o aniversário de Porto Velho, em Rondônia.

SANTOS DO DIA
Anjos da Guarda, Custódio, Domingos Spadafora e Leodegário. E os santos de uma família japonesa: Yakichi.
Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br.
ILUSTRAÇÃO - Busto de dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo. Autor: P. Fosca. Século 20, em mármore branco. Dom Duarte fundou o Museu da Cúria, onde reuniu o acervo religioso do Estado, célula embrionária do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Adriano Fontes, 78. Natural de Cabrália Paulista (SP). Dia 29, em São Bernardo. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.

SÃO BERNARDO
Goismano Cassetari, 94. Natural de São Bernardo. Dia 28. Cemitério de Vila Euclides.
Laura Lopes Álvaro, 91. Natural de São Paulo (SP). Dia 30. Cemitério da Quarta Parada, Capital. 
Maria da Silva, 82. Dia 28. Jardim da Colina.
Dermeval Carvalho Lobo, 79. Natural de Jacaraci (BA). Dia 28. Cemitério Araçá, Capital.
João Batista dos Santos, 76. Natural de Boa Viagem (CE). Dia 29. Jardim da Colina. 
Benedito Guilherme da Silva, 71. Natural de União dos Palmares (AL). Dia 30. Cemitério dos Casa. 
José Ramos de Morais, 67. Natural de Várzea Alegre (CE). Dia 30. Cemitério dos Casa.
Celso Mateus Siqueira, 62. Natural de São Bernardo. Dia 29. Cemitério da Paulicéia. 

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Guilherme Giovanelli, 100. Natural do Espírito Santo do Pinhal (SP). Dia 26.
José Maria Jovito, 84. Natural de Santa Cruz das Palmeiras (SP). Dia 27.
Nair Christiano, 81. Natural de Bebedouro (SP). Dia 30.
Tercilia Nadalina Versignasi Piva, 77. Natural de Jaú (SP). Dia 27.
Francisco Lopes Sanches, 73. Natural de São José do Rio Preto (SP). Dia 28.

MAUÁ
Luzia Adolpho Revite, 84. Natural de Monte Alto (SP). Dia 29, em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;