Cultura & Lazer Titulo
Cobain-ABC promove noite punk
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
09/04/2004 | 17:02
Compartilhar notícia


No fim do filme Escola de Rock, de Richard Linklater, uma garotada bem-nascida de 10 anos forma uma banda e sobe ao palco para mostrar tudo que aprendeu nas aulas de rock’n’roll ministradas pelo dublê de professor e roqueiro Jack Black. É mais ou menos isso – guardadas as diferenças sociais e etárias – que acontece neste sábado na sede de campo do Independente Futebol Clube, em Mauá. O local hospeda a partir das 19h um show com cinco bandas, encabeçadas por Ratos de Porão, pelos nova-iorquinos do Molotov Cocktail e pelo grupo 88Não!, formado no Grande ABC. Estes três são veteranos; os aprendizes em questão, que fazem analogia aos personagens do filme de Linklater, são os integrantes das demais bandas da noite punk.

Resistência 77 e Chicanos fazem as performances de abertura em Mauá. Em suas formações, as duas bandas trazem adolescentes instruídos em oficinas da Cobain-ABC (Cooperativa das Bandas Independentes do ABC), fundada há mais de um ano e promotora, junto ao Instituto Henfil, do show deste sábado.

Ao contrário do que sugere, a sigla da cooperativa não foi pensada como menção ao mártir grunge Kurt Cobain, líder do Nirvana, morto em 1994. “Eu sei que parece mentira, mas quando a gente pensou na sigla para Cooperativa das Bandas Independentes nem passou pela cabeça que poderia ficar igual ao nome dele (de Cobain)”, diz Daniel Miranda, baterista do 88Não!, grupo que fundou a Cobain-ABC. “Tanto que a gente falava ‘co-ba-in’ (pronúncia em português) em vez de ‘col-bein’ (pronúncia em inglês)”.

Já é impossível dissociar o acrônimo do (não-intencional) homenageado e é como “col-bein-ABC” que cooperados tratam a entidade que atua junto à Sociedade Amigos do Bairro Sônia Maria, em Mauá. Lá, a cooperativa encaminha pelas veredas do punk rock a “molecada” da região, tal qual Miranda se refere aos 50 garotos entre 13 e 17 anos que participam de oficinas e das atividades da organização. “Sempre achei que banda punk deve se envolver com ações sociais”, diz o baterista do 88Não!, explicando as motivações que o levaram a trocar em 2000 a andreense Subviventes (da qual é co-fundador) pela Cobain-ABC.

A cooperativa não se limita a formar músicos e oferecer estúdio para ensaios, embora já tenha dado origem a oito bandas no primeiro ano de atividades. Todos os meandros da produção musical também estão no bê-á-bá das oficinas, de tal modo que no show deste sábado 13 cooperados estarão envolvidos nos bastidores. “Essa molecada já se ligou que não basta ser músico na sociedade atual. Tem de ser agente social”, diz Miranda, que agora se mobiliza para montar um grupo de teatro ligado à Cobain. “Os temas (das peças) podem ser prostituição, trabalho infantil ou drogas. Mas a trilha será sempre o punk rock”. A Cobain-ABC pode ser contatada pelo telefone 4516-2466.

Show punk – Apresentação das bandas Ratos de Porão, Molotov Cocktail, 88Não!, Resistência 77 e Chicanos. Neste sábado, às 19h. No Clube de Campo do Independente Futebol Clube – r. Brás Cubas, 1.335, Mauá. Ingr.: R$ 10 (na porta) e R$ 5 (preço promocional válido até às 17h deste sábado no Instituto Henfil – r. Barão de Mauá, 831, Mauá. Tel.: 4516-2466).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;