Setecidades Titulo
Dicma de São Bernardo tem nova sede
Tatiane Moreno
Especial para o Diário
22/12/2004 | 09:26
Compartilhar notícia


A Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente) de São Bernardo ganhou nova sede. A unidade passou a ocupar desde segunda prédio no Jardim do Mar. Sem local próprio desde outubro, a Dicma ficou instalada provisoriamente no Parque Espacial e no 7º Distrito Policial, no bairro Taboão.

A Dicma está em um sobrado com 12 cômodos na rua Kara, 128. O prédio foi alugado com recursos da Prefeitura. O delegado titular, Antônio Tavares Pereira Caldas Mesquita, disse que o novo espaço permite a instalação de mais cartórios e mais conforto os funcionários. O prédio ocupado anteriormente tinha seis salas.

Durante a cerimônica de inauguração, foram entregues imagens de São Francisco de Assis, o santo considerado o primeiro ambientalista da história. "O presente não tem qualquer conotação religiosa. Frisei aos não- católicos que recebessem a lembrança como a imagem de um grande filósofo, ambientalista e o primeiro protetor dos animais", conta o delegado.

A centralização da Dicma facilita o recebimento de denúncias e a investigação de crimes contra o meio ambiente, procedimento realizado no mesmo padrão das demais delegacias. Porém, as atribuições da delegacia não se limitam à investigação de crimes como a compra e venda de espécies silvestres, poluição de represas ou pesca predatória.

Dentre os trabalhos que competem à Dicma estão a fiscalização de crimes cometidos em regiões urbanas, como pichações de muros e poluição do ar. "Se um morador presenciar a queima de um material que produza poluição como jornal ou folhas, por exemplo, pode fazer denúncia anônima", afirma o delegado titular, Antônio Tavares.

Denúncias de ocorrências em São Bernardo e também em São Caetano poderão ser registradas nos telefones 4124-6991, 4330-8132 e 4123-1360. A Dicma funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h. Depois desse horário e nos fins de semana, as ocorrências são registradas em distritos policiais de São Bernardo e São Caetano e, posteriormente, são repassadas para a Dicma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;