Internacional Titulo
Zapatero afirma que violência 'em nenhum caso' terá espaço
Por Da AFP
23/04/2006 | 13:48
Compartilhar notícia


O chefe do governo socialista espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, disse neste domingo que a violência não terá espaço em "nenhum caso", em alusão ao incêndio de uma loja de um vereador de Navarra, que pode ter sido um ato de violência atribuído à organização separatista basca ETA.

"Este é um país onde cabem todo o mundo, todas as idéias (...) com exceção de uma coisa: a violência, tenha a manifestação e o alcance que tiver. Isto, em nenhum caso, em nenhum lugar, em nenhuma circunstância", disse Zapatero perante 20.000 personas reunidas em um comício do Partido Socialista Espanhol (PSOE), com o qual praticamente abriu a campanha eleitoral frente às municipais e reginais de 2007.

Com esta afirmação, o chefe de governo espanhol se referiu implicitamente ao incêndio que na madrugada de sábado destruiu uma ferraria da localidade de Barañain (Navarra, norte), de propriedade do vereador José Antonio Mendive, da União do Povo Navarro (UPP), aliado do opositor Partido Popular (PP, direita) nesta região vizinha ao País Basco.

Segundo as primeiras investigações, o ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, disse no sábado que "tudo parece indicar" que foi um ato de "kale borroka" (violência urbana) do entorno da ETA, "incompatível" com a declaração de cessar-fogo permanente que a organização separatista anunciou em 22 de março e que entrou em vigor dois dias depois.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;