Setecidades Titulo Clima
Meteorologistas: verão 2012 terá clima mais ameno
Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
23/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


As temperaturas no verão 2011/2012, que começou oficialmente anteontem, serão mais amenas em relação à estação passada, apontam meteorologistas. Em média, os termômetros marcarão, na Grande São Paulo, máximas entre 27° C e 28° C e mínimas que vão de 18° C a 19° C, embora ainda estejam previstos dias de intenso calor, como nos últimos dias.

"Em 2010, as águas dos oceanos, especialmente o Pacífico, estavam mais quentes. Esse aquecimento é determinante para estabelecer o clima em todo o planeta. Neste ano, notamos que a temperatura das águas está ligeiramente mais baixa, o que contribui para dias menos escaldantes", afirma o meteorologista Franco Villela, do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

CHUVA

Para janeiro, a expectativa é de chuva acima da média, de acordo com a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim. "Esperamos que chova um pouco mais do que a média histórica. Este é o mês que costuma ser o mais chuvoso do ano. Em 2012, a quantidade de chuva na região da Grande São Paulo ficará entre 230 mm e 270 mm", explica.

As frentes frias também devem chegar com mais intensidade nesta época do ano, associadas às Zonas de Convergência do Atlântico Sul - fenômenos que ocorrem em todos os verões - e que provocam chuvas volumosas e frequentes. Com duração entre cinco e dez dias, essas formações trazem grande instabilidade sobre o Brasil.

Em janeiro, a previsão é de que as zonas de convergência atuem com mais força nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Centro Sul de Minas Gerais. No mês seguinte, esse fenômeno enfraquece. O início de fevereiro será mais instável, mas a partir da segunda quinzena o clima estabiliza-se e os dias serão mais quentes e menos chuvosos.

 

FRENTE FRIA

Apesar do calor dos últimos dias, uma frente fria se aproxima do Estado de São Paulo no fim de semana do Natal. Amanhã, o dia ainda será abafado, com sol no período da manhã. À tarde, o tempo começa a ficar nublado, com risco de temporal à noite.

No domingo, o frio bate à porta e os termômetros não passam dos 23° C, na região e no Litoral. "No Interior do Estado a mudança no tempo não será tão drástica, mas ainda assim haverá queda de temperatura nas cidades do Vale do Ribeira e do Paraíba", adianta Josélia. Com as chuvas, a umidade relativa do ar, que andou baixa nos últimos dias, deve melhorar, alcançando níveis dentro da normalidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;