Turismo Titulo Encenações
Interior celebra Paixão de Cristo
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
18/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma das datas mais celebradas do cristianismo, a Paixão de Cristo move fiéis nos quatro cantos do País. E, no interior de São Paulo, não será diferente. Diversas cidades como Santana do Parnaíba, Pedreira e Cunha preparam as encenações para a Sexta-feira Santa, dia 2 de abril, e procissões que mostrarão o calvário de Jesus.

E uma das mais tradicionais é o Drama da Paixão, em Santana do Parnaíba, considerado o segundo maior do País - só perde para Nova Jerusalém, em Pernambuco. O espetáculo, que começará sempre às 20h30 entre os dias 1º, 2 e 3 de abril, nas margens do Rio Tietê, no Km 40 da Estrada dos Romeiros, vai ser dividido em duas partes: na primeira será contada uma história do Antigo Testamento e, na segunda, a de Jesus Cristo.

O diferencial desta edição são as encenações na plateia, o que deixará o público mais integrado com o espetáculo. No total, trabalharão na apresentação 120 atores e 800 figurantes, bailarinas e artistas circenses.

A cidade de Pedreira espera um público de 20 mil pessoas para encenação que reúne 500 pessoas entre atores e figurantes. O palco, dividido em oito cenários, fica no Estádio Municipal Wanderley José Vicentini, que terá entrada franca.

O espetáculo, que tem duração de duas horas e começará às 19h do dia 2, chama atenção pelo cenário, com palácios construídos no gramado, além de estábulos e lago natural, a fim de transportar os espectadores à Terra Santa de 2.000 anos atrás. Também serão usados animais e efeitos pirofágicos. Monte Alegre do Sul também terá encenação sobre a data.

Na pacata Cunha, cidade próxima a Paraty, a celebração começa às 15h da sexta-feira, com a Paixão e a descida da imagem de Jesus da Cruz. Às 20h inicia-se a Paixão de fato e às 21h a procissão do Senhor Morto, que é iluminada pela luz das velas e percorre toda cidade, o que produz uma imagem de fé e devoção.

Em Itu, nada de espetáculos. Para celebrar a data, a cidade prepara concerto histórico, com peças inéditas de compositores ituanos. O evento será no dia 21 de março, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Carmo e é realizado pelo Museu da Música de Itu.

LITORAL - Na litorânea São Vicente, o evento realizado há 18 anos no Humaitá pela Paróquia Beato José de Anchieta começa à noite, às 19h. A encenação, que passou a fazer parte do Calendário Oficial do município, deve reunir o mesmo público do ano passado: 5.000 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;