Setecidades Titulo Educação
Bloco da UFABC de S.Bernardo
não está pronto para os calouros

Unidade, que ainda está em obras, irá receber 835 aprovados
pelo Sisu a partir de julho; conclusão inicial seria em dezembro

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
11/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O bloco Alfa 2 do campus São Bernardo da UFABC (Universidade Federal do ABC), que deve receber 835 calouros em julho, ainda não está pronto. Segundo o reitor Hélio Waldman, a previsão é que a obra seja concluída antes do início do período letivo daqueles que conseguirão vaga na instituição por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) neste começo de ano.

Previsto para estar com o projeto inicial concluído até dezembro, o campus de São Bernardo tem outro ponto considerado crítico pelo reitor. A utilização da entrada principal da UFABC depende de obra de extensão da Avenida São Paulo, prometida pela Prefeitura. "Estamos usando uma entrada provisória (pela Rua Arcturus) que não é adequada. Agora que o campus vai funcionar com mais alunos, isso se tornou importante." Questionado sobre o tema, o prefeito Luiz Marinho disse que a intervenção será feita neste ano.

A entrada dos novos estudantes foi adiada em dois meses, tendo em vista a necessidade de reposição das aulas após greve que afetou a UFABC por cerca de 120 dias. Dessa forma, o calendário prevê curso de três quadrimestres e meio de aulas neste e no próximo ano para alunos ingressantes até 2012. O processo de reposição termina no fim de 2014.

Ontem, o reitor recebeu a visita do prefeito da Capital, Fernando Haddad, e do chefe do Executivo de São Bernardo, Luiz Marinho. Haddad ressaltou a qualidade da instituição federal da região. "A UFABC é uma universidade recente que já mostra a que veio, figurando entre as melhores do País e em rankings internacionais."

SÃO BERNARDO

O campus São Bernardo foi inaugurado em maio e até agora conta com os blocos Alfa, que tem desde sala de professores, secretaria e laboratórios de informática até salas de aula, o Beta (auditórios) e Gama (refeitórios). Para abril, estão previstas entregas dos blocos Delta (sala de professores), Ômega (área das engenharias) e Zeta (conjunto de laboratórios), além de herbário (biblioteca de plantas) e biotério (onde são criados e mantidos animais para pesquisa).

A conclusão das obras está prevista para julho, com a criação do bloco Alfa 2 e o prédio Épsilon (portaria na entrada principal). O bloco Lambda fica pronto até o fim de 2014.

Promessa de campus em Mauá não avança

Já se passaram quase dois anos e meio desde que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu a instalação de campus da UFABC (Universidade Federal do ABC) em Mauá, em agosto de 2010. Desde então, o processo para a compra do terreno de 130 mil metros quadrados, localizado no Parque São Vicente, não avançou.

Depois de demora para definição acerca do valor a ser pago pelo MEC (Ministério da Educação) na área - orçado em aproximadamente R$ 40 milhões - e de avaliação ambiental do solo, a construção do campus depende da aquisição do terreno pelo governo federal, segundo o reitor da universidade, Hélio Waldman.

"Estamos aguardando a compra da área e, enquanto isso, podemos levar algumas propostas para o conselho universitário para planejamento do projeto pedagógico. No entanto, sem adquirir o terreno, não é possível definir detalhes sobre o projeto arquitetônico", explica.

A expectativa é de que, depois de licitada e contratada, a obra dure cerca de dois anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;