Setecidades Titulo Alimentação
Alunos de Diadema têm cardápio saudável

Prefeitura lança programa com o objetivo de melhorar a qualidade da comida oferecida aos estudantes

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
09/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O rendimento escolar está atrelado a uma boa alimentação, afinal, já dizia o ditado: corpo são, mente sã. Pensando nisso, desde o dia 22, quando os alunos da rede municipal de Diadema voltaram do recesso escolar, cardápios elaborados estão sendo oferecidos no dia a dia dos estudantes por meio do Programa Alimentação Saudável, oficializado ontem pela Prefeitura em evento no auditório do Quarteirão da Saúde.

A cidade possui 61 escolas, que atendem mais de 30 mil crianças. “Comendo bem, os alunos terão linha de raciocínio melhor porque, com barriga vazia, a cabeça não pensa. Os pequenos precisam de alimentação balanceada, até para controlar o colesterol, evitar diabetes, enfim, é uma prevenção da saúde dessas crianças no futuro”, ressaltou o prefeito Lauro Michels (PV).

Para implantar a ação, a administração contratou seis nutricionistas em concurso público e 228 agentes de cozinha por processo de seleção. “Avaliaremos o desempenho dessas agentes e, se der certo, renovamos o contrato por mais um ano”, explicou o secretário de Educação, Marcos Michels.

Foi aberta também outra licitação para aquisição dos alimentos. Quatro empresas são responsáveis pelo fornecimento, divididas por áreas: hortifrúti, pães e bolos, carnes e estocados, como arroz, feijão, macarrão, e enlatados. O investimento mensal para executar o programa está avaliado em R$ 2 milhões.

Em quatro dias da semana, o cardápio do almoço terá arroz e feijão e, em um, macarrão. Legumes, verduras e frutas integrarão a alimentação diariamente. Na sobremesa, frutas, alternando em algumas ocasiões com pudim ou gelatina. Os cardápios serão unificados para todas as escolas.

Após a cerimônia oficial, o prefeito almoçou com os alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Professor Francisco Daniel Trivinho, no Centro. A refeição do dia era composta por arroz, feijão, salada de alface, cenoura e beterraba, iscas de carne e filezinhos de frango acebolado. De sobremesa, abacaxi, melão e melancia.

Thainá Nicolly da Silva, 8 anos, entrou na fila para repetir. “Antes eu não comia a carne, achava ruim. Agora a comida está top.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;