Setecidades Titulo Educação
USCS terá pós-graduação
gratuita para policiais

Instituição foi única do Estado a ter projeto selecionado pelo
Ministério da Justiça na Renaesp; serão oferecidas 40 vagas

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
28/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) oferece curso inédito de pós-graduação gratuito para profissionais da área da Segurança Pública. A instituição de ensino foi a única do Estado a ter projeto selecionado pelo Ministério da Justiça na Renaesp (Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública).

De acordo com o diretor da Escola de Direito da USCS, Vander Ferreira de Andrade, serão oferecidas 40 vagas para profissionais da área de Segurança Pública, entre eles, policiais civis e militares, bombeiros militares, integrantes da Polícia Científica e guardas-civis municipais com curso superior completo. A especialização em Direitos Humanos e Segurança Pública terá cerca de 20 disciplinas que abordarão desde comunicação com o cidadão e com a imprensa, geografia do crime e abordagens tecnológicas.

As inscrições podem ser realizadas a partir de quinta-feira no site da universidade www.uscs.edu.br/poslato. Os interessados terão de passar por processo seletivo composto por prova dissertativa, análise curricular e entrevista. As aulas começam em fevereiro, têm duração média de um ano - 400 horas -, e serão realizadas quinzenalmente aos sábados.

Entre as 24 propostas apresentadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior, 19 foram habilitadas pelo Ministério da Justiça. Já entre as Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior foram oito propostas inscritas e seis classificadas. A rede está presente em 25 unidades da federação, tendo matriculado 5.600 alunos em 140 cursos realizados entre os anos de 2006 a 2012. "Por ser a única opção no Estado de São Paulo, presumimos que a procura será grande", comenta Andrade.

NÚCLEO DE ESTUDOS - Além de contribuir para a formação dos profissionais da área de Segurança Pública do Grande ABC, o curso de pós-graduação desenvolvido pela USCS possibilitará a criação de um núcleo de estudos na área, explica o diretor da Escola de Direito da instituição de ensino. "Teremos como catalogar, comparar e analisar as ocorrências e contribuir com as atividades de segurança da região", destaca.

Na avaliação do comandante interino da Polícia Militar no Grande ABC, coronel José Belantone Filho, toda tecnologia e análise estatística são bem-vindas. Segundo ele, a polícia tem se baseado cada vez mais na inteligência para alcançar êxito. "Quando analisamos os problemas do entorno de determinado local podemos trabalhar em conjunto com outros órgãos para dar respostas à população de forma mais rápida", observa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;