Memória Titulo Memória
Eles escreveram as mais lindas histórias do nosso futebol

Em 1º de abril de 1933 a Liga Esportiva Municipal São-Bernardense...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Em 1º de abril de 1933 – e lá se vão mais de 80 anos – a Liga Esportiva Municipal São-Bernardense, fundada em 1931, abriu o livro número 1 do Registro Geral de Jogadores. Pelos anos afora, até 1936, o livro recebeu os nomes e autógrafos de 928 futebolistas, que podem e devem ser indicados como os jogadores símbolos do Grande ABC.

O livro original é mantido por Nelson Cerchiari e generosamente repassado à Memória.

Com esses registros, que trazem os nomes dos nossos mais antigos clubes, mais as fotos deixadas por Antonio Morandus Manias, a história do futebol regional vai se consolidando.

E por que dizemos história regional? Porque a Lems abrangia toda a região, então Município de São Bernardo, com os seus vários distritos, hoje municípios autônomos.

O primeiro registro, de 11-4-1933, é de Álvaro Theodoro Cruz, do Corinthians FC de São Bernardo, o nosso glorioso Corinthians da Vila Alzira e do Estádio Américo Guazzelli; o registro derradeiro, do número 928, é de Antonio Bertozzo, do saudoso Clube Atlético Rhodia.

Entre as assinaturas está a de Bruno José Daniel, registro número 626, goleiro do Primeiro de Maio, pai do saudoso prefeito Celso Daniel, nome do Estádio Municipal de Santo André.

Diante deste documento histórico, Memória prepara-se para alinhavar os nomes dos 928 jogadores, em pílulas, saboreando, o que significa que o esportista e historiador Nelson Cerchiari, 87 anos completados em fevereiro, estará permanentemente conosco neste espaço.

EM 15 DE MARÇO DE...

1974 – Prefeito Antonio Pezzolo, de Santo André, formaliza a compra da Chácara da GE, atual Parque Celso Daniel.

Ernesto Geisel, presidente; Adalberto Pereira dos Santos, vice-presidente; a posse em Brasília.

HOJE

- Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

- Dia da Escola

- Dia internacional contra a violência policial

AGENDA

Livro – Lançamento em Paranapiacaba de Futebol & Relação de Consumo, do advogado e professor de Direito Antonio Rodrigues do Nascimento: hoje, às 15h, no União Lyra-Serrano. Haverá visita ao campo de futebol da Vila, apresentação de trechos do vídeo A Cidade não Para, de Isa Grinspum Ferraz, depoimentos sobre a importância da literatura e sobre o valor da Vila de Paranapiacaba para o futebol e bate-papo com o autor.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música, fotografias, ‘notícias no tempo’. Aos domingos, ‘Viagem no tempo especial’, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h.

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo. Homenagem à cantora Elis Regina. Os 30 anos de um vídeoclip de Michael Jackson. A voz de Vladimir Herzog quando na BBC. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Ao vivo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.
Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Os 50 anos do golpe de 64 – segunda parte. Os governos da chamada Revolução de 64, as primeiras manifestações estudantis de repúdio ao militarismo e, por fim, anistia e diretas já. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

SANTOS DO DIA

- Clemente Maria Hofbauer. Sacerdote falecido em 1820. Apóstolo da intelectualidade vienense.

- Leocrécia

- Longino, o São Longuinho, viveu no primeiro século. Os apóstolos escreveram que ele foi o primeiro a reconhecer Cristo como “o filho de Deus”.

- Luísa de Marillac. Com Vicente de Paulo, fundou a Ordem das Filhas de Caridade, em 1633.

Festa – Hoje, Baile Havaiano na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, a partir das 22h. Endereço: Rua 28 de Outubro, 61 – Centro. Informações: 3531-4360.

Religiosidade – Amanhã, concentração das Ligas Católicas Jesus Maria José. Local: Paróquia Nossa Senhora das Dores, Vila Palmares, Santo André, a partir das 5h30. Às 8h, assembleia geral na Emei Professora Sônia Aparecida Marques, que fica ao lado da igreja.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 15 de março de 1984 – ano 26, nº 5469

Manchete – Poluição já mata peixes na Billings

Nacional – Previdência Social quer mais Imposto de Renda de salários.

Ribeirão Pires – Iniciados os festejos do 30º aniversário de emancipação político-administrativa.

Futebol – Ontem à noite, em Curitiba, pela Copa Brasil: Atlético Paranaense 3, Santo André 2.

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS

Domingo, 15 de março de 1964 – ano 26, nº 305

Manchete – Jango e as reformas. O chamado Comício das Reformas, realizado sexta-feira (13), no Rio de Janeiro, provocou espocar de fogos no Grande ABC, à medida que o presidente João Goulart anunciava as suas últimas medidas.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

HISTÓRIA ATINGIDA.

Da série de túmulos arrombados no Cemitério de Vila Euclides, o da Família Correa Toledo: sepultura perpétua número 2.963.

SANTO ANDRÉ

Videlma Franciose Giroldo, 92. Natural de Rifaina (SP). Dia 13. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Hygina Fernandes dos Santos, 90. Natural de Mogi das Cruzes (SP). Dia 11. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Beatriz Palmeira de Oliveira Nemezio, 90. Natural de Atalaia (AL). Dia 13. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Giuseppa Rossi, 83. Natural de Regalbuto, região da Sicília, província de Enna, Itália. Dia 12. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Núbia Marotti, 79. Natural de São Paulo (SP). Dia 11. Crematório de Vila Alpina.

Maria Áurea Gomes Bessa, 75. Natural de Ferreira de Aves, Conselho de Sátão, Portugal. Dia 11. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

SÃO BERNARDO

Renato Romero Spangara, 81. Natural de Santo André. Dia 12. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO

Antonio da Silva Laranjeira, 87. Natural de Portugal. Dia 12. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

DIADEMA

Maria Joana de Jesus, 70. Natural de Jardim (CE). Dia 7. Vale da Paz.

MAUÁ

Ivanilda Galdino dos Santos, 64. Natural de Recife (PE). Dia 10. Cemitério Santa Lídia.

RIBEIRÃO PIRES

Nicanor Ribeiro, 70. Natural do Estado de Minas Gerais. Dia 12. Cemitério São José.

RIO GRANDE DA SERRA

José Paranhos da Silva, 82. Natural de Capelinha (MG). Dia 11. Cemitério São Sebastião.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;