Nacional Titulo
Índios ainda mantêm reféns em Roraima
Do Diário OnLine
07/01/2004 | 14:42
Compartilhar notícia


Os índios contrários à homologação da área indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, ainda mantêm como reféns nesta quarta-feira os padres Romildo Pinto de França e João Carlos Martinez, integrantes do Conselho Indigenista Missionário. Eles ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) na capital, Boa Vista.

Reportagem do Jornal Hoje, da Rede Globo, informou que os reféns podem ser liberados ainda nesta quarta. Segundo entrevista do líder de uma tribo local à Rádio CBN, nenhum deles foi ferido ou mal tratado. Jonas Marcolino ressaltou ainda que as pessoas precisam entender que os “índios não vivem mais na época da Pedra Lascada”. “Precisamos nos instrumentalizar para evoluir e exercer nossa cidadania”, afirmou.

Nesta quarta-feira, os manifestantes também fecharam pontes e rodovias de acesso à capital. Imagens exibidas pela Rede Globo mostraram moradores andando até a barreira onde ficaram parados os caminhões para conseguir alimentos e transportar no braço mercadorias perecíveis.

Tanto os índios como os fazendeiros – perderão suas plantações de arroz - que ocupam as terras são contrários à decisão do governo federal, anunciada no fim de 2003. De acordo com a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur), além de não pretender “expulsar os brancos”, os índios não querem ser isolados na aldeia e privados do acesso ao desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico.

A continuidade da “convivência pacífica” também é defendida pelo governador de Roraima, Flamarion Portela (sem partido).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;