Nacional Titulo
Analfabetos têm vergonha por não saber ler, diz pesquisa
Por Do Diário OnLine
08/10/2003 | 09:56
Compartilhar notícia


Uma pesquisa do governo federal, divulgada nesta quarta-feira, aponta que os analfabetos do Brasil têm vergonha por não saber ler. De acordo com o levantamento, 15,5 milhões de pessoas no país são analfabetas, o equivalente à somatória da população de todo o Estado de São Paulo mais duas vezes a de Minas Gerais. Mais da metade dessas pessoas tem acima de 50 anos.

Segundo reportagem do telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, o analfabetismo foi apontado, pelos entrevistados, como fonte de discriminação e até acidentes. Um caso narrado pelo veículo mostrou que um homem caiu em um buraco de uma obra porque não conseguiu ler na placa que a rua estava interditada.

Em entrevista ao jornal, o ministro da Educação, Cristovam Buarque, disse que o problema é que a maioria dos programas defendem que os recursos da área devem ser investidos na educação das crianças. “Mas não podemos dizer a alguém de 100 anos que não vale a pena ensinar-lhe a ler porque não vai mais produzir”, afirmou. “A alfabetização é uma questão moral e não apenas uma questão econômica”, continuou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;