Automóveis Titulo
Venda bate recorde no ano, mas perde para 2002
Agência Hp Press
14/10/2003 | 22:15
Compartilhar notícia


Conforme nossa previsão, feita aqui na semana passada, o mercado de carros e comerciais leves teve crescimento de 25,6% em setembro, com 118,1 mil unidades vendidas. O total do mercado, incluídos caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, cresceu 24,1%, com 125.035 unidades, o que representou recorde de vendas no ano.

A indústria quer fazer crer que o recorde de vendas é resultado da redução do IPI, que caiu três pontos percentuais em agosto. Mas não é bem assim. Muitos consumidores foram levados às concessionárias incentivados pelas campanhas que anunciavam a redução do IPI, mas o preço do carro não teve a queda prevista. Balanço da Agência AutoInforme mostra que a redução real de preço em setembro (Preço de Verdade) foi de apenas 0,46%.

Além disso, o aumento de 25% se dá sobre um patamar baixo, já que agosto foi o pior mês do ano. Para se ter idéia, o desempenho do mercado em setembro foi pior que setembro do ano passado, quando o IPI era mais alto e foram vendidas 129,7 mil unidades (-3,6%).

A produção de setembro cresceu 22,5% em relação a agosto, com 163.777 unidades, um crescimento também em relação a setembro do ano passado. Isso graças às exportações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;