Internacional Titulo
Corte ordena que EUA suspendam execuções de mexicanos
Por Da AFP
05/02/2003 | 14:57
Compartilhar notícia


A Corte Internacional de Justiça (CIJ), principal órgão judicial da ONU, ordenou esta quarta-feira aos Estados Unidos que "tomem todas as medidas" para impedir a execução de três mexicanos condenados à morte nesse país.

No total são 54 os mexicanos que esperam para ser executados nas prisões norte-americanas, segundo o México, apesar desta cifra não ter sido confirmada pelos Estados Unidos.

Desta maneira, a Corte responde parcialmente a um pedido do México, que requisitou a suspensão das execuções dos mexicanos condenados à morte nos Estados Unidos.

O México acha que os Estados Unidos violaram a Convenção de Viena sobre as relações consulares de 1963, a qual prevê o direito à assistência consular aos condenados estrangeiros.

Em um caso parecido, levado ante a CIJ pela Alemanha, em 1999, a Corte ordenou aos Estados Unidos que suspendessem a execução de um cidadão alemão e, apesar da decisão da Corte ser favorável para a Alemanha, o condenado acabou executado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;