Memória Titulo
As andreenses na Turma do Sidão

Saiu o livro contraponto do Sidnei Sauerbronn: Do outro lado da esquina (Docuprint, Santo André)

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"A todas as nossas poesias ginasianas que foram feitas e desmanchadas no decorrer do tempo, e também aos discos que emprestamos e nunca voltaram. Deve haver algum lugar no mundo onde tudo isto deve estar amontoado." (Roseni)

* * *

Saiu o livro contraponto do Sidnei Sauerbronn: Do outro lado da esquina (Docuprint, Santo André). Tem o mesmo formato que o livro anterior, Esquina 65, de 2006. Aquele tem a visão da época - década de 1960, principalmente - pelo lado masculino; este tem a visão feminina. Os assuntos são os mesmos: Beatles, Centro de Santo André, namoricos, sexo, comportadas e saidinhas, a turma dos cruzamentos: Campos Sales com Cesário Mota, Rua da Igreja com a Rua do Fórum, "aquela que ia dar no Cine Carlos Gomes".

Moçada andreense, o novo livro complementa o anterior, e vice-versa. Os moleques eram da turma 65; as meninas, de certo modo, também, mas não se aproximavam, ao menos fisicamente. Não era norma, não era bom, "o que os outros iam falar".

O liberalismo de costumes dos anos 1960 era real, mas nem tanto.

E lá foi o Sidão de gravador em punho levando o seu primeiro livro. Colocava na mesa, instigava a entrevistada, e começava a gravar. Maria Nazareth Sauerbronn Gouvea, Therezinha Mulatti, Nanci (Pepolini) Villa, Augusta Regina Sbrighi Monteiro de Carvalho, Rosângela Gabrilli, Roseni Cardoso, Rosy Takan, Lenita de Barros, Maria Inês Chaves Pergola, Maria Célia Severgnini, Maria Helena Moretti e Tosca N. Galdi falaram muito mais do que falariam 40 anos atrás.

"Esse ano de 1965 é muito marcante para mim, foi bem marcante." (Nanci)

"A gente queria gostar de alguém. Sexo não existia pra gente (...) nem sabia o que era isso." (Tuta)

"Proibido era, mas fumava. Ô se fumava! Era o Minister." (Rosângela)

"Ele era o tal do Bandido da Luz Vermelha. Só que nós não sabíamos. Bom, daí ele me pediu em namoro, no elevador." (Roseni)

"A gente tinha já uns 13 anos quando começou a Jovem Guarda." (Rosy)

"Quando saía da escola a saia virava minissaia, gorda na cintura, pois enrolava o pano, e aí se podia mostrar as pernas." (Nazareth)

"Legal, o cinema. A gente dava uns amassos, o pessoal ia para namorar." (Maria Helena)

Querem mais? Comprem o livro. Escrevam pro Sidão: sauersid@hotmail.com

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 11 de abril de 1980

Manchete - Figueiredo diz que o Brasil não almeja hegemonia regional

Santo André - Após as chuvas, tudo é confuso.

São Bernardo - Duas novas EMEIs ganham nome: José de Alencar na Vila Marchi e Anísio Teixeira na Vila Flórida.

Campanha salarial - Lula quer manter greve com piquetes.

Editorial - Instabilidade e imaturidade prevalecem

Futebol - Amistoso ontem à noite no Baetão, em São Bernardo: Aliança local 0, Santos de Pita e Nilton Batata 2. Público de 11 mil pagantes.

Polícia - Preso ladrão em Santo André: Diabo Loiro desafiava a polícia.

Turma da esquina e do Napolitano
Aqueles jovens da Vila Assunção e cercanias

Marcos Antonio Carmelo Nanci nasceu em Santo André em 11 de abril de 1953, filho de David Nanci e Aurora Moretto Nanci. É administrador de empresas. Foi comerciante até 1996 e funcionário público estadual até 2005. Atua também no terceiro setor, em ONGs e associação de moradores.

Nanci, Moretto, Thomazzini, Paschoaleti, Bassetto são nomes que aparecem em sua árvore genealógica, todos com raízes na cidade. Casado com Marly, tem um casal de filhos: Marcos Paulo (que é médico) e Ana Paula (advogada).
Pesquisa: Alcinio Cranchi.

EM 11 DE ABRIL DE...
1970 - EUA lança a Apolo 13, com três tripulantes, em direção à Lua: é o início da terceira conquista lunar.

Trabalhadores
Nasce em 11 de abril:
1913 - Marcilio de Oliveira. Natural de Socorro (SP). Associado nº 863 do Sindicato dos Químicos. Operário da Rhodia Química. Residência: Avenida Industrial, 8, Santo André.

MUNICÍPIO PAULISTA
Cafelândia. Elevado a município em 1925, quando se separa de Pirajuí.

SANTOS DO DIA
Estanislau, Gema Galgani e Isaac. Na estampa de 1958, papa Leão I ou São Leão Magno, que governou a Igreja de 440 a 461. Conhecido por ter convencido Átila a voltar atrás de sua invasão da Europa Ocidental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;