Internacional Titulo
Polícia colombiana evita atentado contra avião do presidente
Por Da AFP
20/12/2004 | 07:30
Compartilhar notícia


As autoridades colombianas revelaram neste domingo que a polícia impediu um atentado da guerrilha contra o avião do presidente Alvaro Uribe, ao encontrar explosivos e outros artefatos em uma casa na região do Aeroporto de Cartagena.

O coronel Mauricio Agudelo, chefe de polícia do departamento de Bolívar, cuja capital é Cartagena, informou que na casa havia "110 quilos de explosivo do tipo anfo, bujões de gás e canos para improvisar uma plataforma de disparo."

Segundo o militar, o atentado foi planejado pelas Farcs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para a próxima visita de Uribe a Cartagena.

Agudelo destacou que "o local onde foram encontrados tais elementos está próximo ao ponto de aproximação utilizado para o pouso do avião presidencial", em Cartagena.

"Queriam criar uma explosão no momento do pouso do avião presidencial para fazer um vácuo e provocar um desastre total", disse o comandante regional da polícia.

Durante a operação, a polícia prendeu dois suspeitos e encontrou um esquema da rota percorrida pelo avião de Uribe durante as últimas visitas do presidente a Cartagena, localizada 1.100 km ao norte de Bogotá.

O procurador Luis Camilo Osorio disse que o ataque seria realizado por membros do Bloco Caribe das Farc, já que a guerrilha "continua tentando matar o presidente da República".

"Um trabalho de inteligência da polícia, com o apoio de quatro promotores (...), encontrou o anfo (explosivo) e os detonadores na região do aeroporto, o que nos faz pensar em mais uma tentativa de matar o presidente", disse o procurador.

Na quinta-feira passada, a polícia desativou um carro-bomba no oeste de Bogotá que supostamente também seria utilizado em um atentado contra Uribe.

O carro-bomba, com sete quilos de explosivos (anfo e indugel), foi encontrado em um estacionamento do bairro de Fontibón, em uma zona que Uribe percorreria na sexta-feira.

No início de novembro, o ministro colombiano da Defesa, Jorge Alberto Uribe, revelou planos da direção das Farc para matar Uribe.

Segundo a inteligência colombiana, a morte de Uribe é um dos objetivos das Farc desde antes de sua posse, em 7 de agosto de 2002, quando a guerrilha disparou vários tiros de morteiro contra o palácio presidencial de Bogotá, matando mais de 20 pessoas.

Ainda como candidato à presidência, Uribe escapou de um atentado das Farc no dia 14 de abril de 2002, no porto de Barranquilla, onde uma bomba explodiu na passagem de seu carro blindado. Este ataque matou cinco pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;