Setecidades Titulo Internacional
FMABC firma parceria para pesquisa em saúde respiratória
Por da Redação
04/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), em Santo André, oficializou parceria com a Universidade de Birmingham, da Inglaterra, para elaboração de estudo que irá avaliar a eficácia dos meios de diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica na atenção primária – enfermidade que mata 40 mil brasileiros por ano e é causada, principalmente, pelo tabagismo. Com duração de três anos, a pesquisa terá início em novembro e envolverá 1.080 pacientes já acompanhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo.

A iniciativa integra o projeto Breathe Well (Respire Bem), que será conduzido simultaneamente em centros acadêmicos de outros três países considerados subdesenvolvidos: China, Geórgia e Macedônia. O estudo será financiado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde, do Reino Unido, ou National Institute for Health Research. Segundo pesquisa da universidade, 90% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica ocorrem em países de baixa e média renda.

A forma mais comum de diagnosticar a popularmente chamada bronquite crônica, ou enfisema pulmonar, é utilizando espirômetro. O ‘exame do sopro’ é feito por médico e mede o fluxo e a velocidade do ar dos pulmões. O objetivo do estudo é avaliar novos métodos, de baixo impacto financeiro, para que as redes de Saúde possam antecipar o diagnóstico da doença. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;