Internacional Titulo
Coréia se prepara para reativar centrais nucleares
Por Da AFP
22/12/2002 | 13:17
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte declarou neste domingo que tinha começado a desmontar o sistema de vigilância instalado pelas Nações Unidas em suas centrais nucleares desativadas, desafiando assim a comunidade internacional e causando temor entre seus vizinhos.

Pyongyang começou "as tarefas de remoção das câmaras de monitoração das instalações nucleares que tinham sido congeladas para que possam operar normalmente na produção de eletricidade", diz a oficial Agência Central de Notícias Coreana (KCNA).

Em 12 de dezembro passado, a Coréia do Norte tinha anunciado que ia reativar seus reatores nucleares que produzem plutônio - desativados após a assinatura, em 1994, de um acordo com os Estados Unidos - para produzirem energia.

Segundo o acordo de 1994, Coréia do Norte se comprometia a congelar suas instalações em troca da construção por um consórcio ocidental de dois reatores que poderiam servir para fins militares. Para compensar a perda de energia, os Estados Unidos deviam entregar a Pyonyang 500.000 toneladas de combustível por ano até o final da construção das novas centrais.

Washington suspendeu mês passado a entrega do combustível, alegando que Pyongyang tinha reconhecido a existência de outro programa nuclear militar secreto, na base do urânio enriquecido. Pyongyang desmentiu, assinalando que só declarou que o país tinha o direito de possuir arma atômica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;