Política Titulo
Lula diz que Brasil deve ajudar países menos desenvolvidos da AL
Por Do Diário OnLine
Com Agência Senado
14/12/2006 | 16:13
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que o Brasil deve ter políticas generosas com os países menores e menos desenvolvidos da América Latina, como a Bolívia, para que haja maior integração do Mercosul.

Durante a sessão de instalação do Parlamento do Mercosul, realizada no plenário do Senado, Lula falou que se países como Brasil e Argentina - os maiores do bloco - não ajudarem países como a Bolívia essas nações não encontrarão qualquer razão para participar do Mercosul.

“Queria que houvesse compreensão de que a integração é um momento extraordinário e que nós não nos cansemos de debater nossas divergências e convergências. O Brasil precisa ter consciência de que deve ter políticas generosas com países menores da região. Teremos que assumir essa responsabilidade de ajudar no desenvolvimento dos países menores se quisermos ter maior integração no Mercosul”, assinalou.

Lula ainda observou que a imprensa, muitas vezes, noticia “com certo desdém” matérias sobre o Mercosul, e aconselha a fazer acordos comerciais com os Estados Unidos. Disse também que a mídia não leva em consideração a necessidade de que o Brasil precisa ajudar os países menores da América do Sul.

O presidente citou os problemas enfrentados pelo Brasil nas negociações comerciais com o gás e o arroz junto à Bolívia e ao Uruguai, respectivamente, destacando que “às vezes há inimizades” de parte à parte, mas é preciso compreensão nas negociações entre os países.

Ele lembrou que, ao tomar posse, falava-se que o Mercosul havia acabado e que era necessário consolidar a Alça (Área de Livre Comércio das Américas), idealizada pelos Estados Unidos. Atualmente, complementou Lula, “ninguém mais fala em Alca, a não ser algum saudosista”.

O presidente comentou que o governo agiu corretamente ao não ficar dependendo apenas de um país ou de um bloco de países, e que o Brasil deve trabalhar para consolidar o Mercosul e dinamizar sua economia para poder negociar com outros blocos, como a União Européia.

O Parlamento do Mercosul, conforme explicou, não terá inicialmente uma função legislativa, mas um papel decisivo para avançar na legislação nacional de diversas áreas dos países-membros: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O Parlamento terá também a missão de tornar mais ágil a ordenação jurídica do bloco, seguindo as grandes experiências em curso no mundo. Assim, também cumprirá tarefas de defender a democracia, a liberdade, a paz e o desenvolvimento sustentável com justiça social e construir a integração latino-americana.

Para o presidente, o Parlamento deverá ser a caixa de ressonância para os problemas econômicos, sociais e políticos do bloco. “Quem sabe não teremos no futuro próximo uma vertente judiciária no Mercosul”.

A criação do Parlamento, acrescentou o presidente, é mais uma demonstração de vitalidade do Mercosul para desmentir “as vozes mais pessimistas sobre o bloco, pois este se tornou uma realidade e uma conquista”. Segundo Lula, os obstáculos para a construção e consolidação do bloco só poderão ser superados com diálogo. “A criação do Parlamento fará com que o Mercosul esteja mais próximo do nosso dia-a-dia”, finalizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;