Setecidades Titulo
Universal leva 5 mil a novo templo
Por Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
27/05/2005 | 08:13
Compartilhar notícia


O culto de inauguração do maior templo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no Grande ABC reuniu cerca de 5 mil fiéis na tarde desta quinta em Santo André. Todos concentraram-se para ouvir e repetir - aos gritos - as palavras do bispo Sidnei Marques, apontado pelas pessoas presentes como o segundo mais importante do Estado. As denúncias de lavagem de dinheiro e remessas ilegais a paraísos fiscais, que atingem a alta cúpula da Universal, não têm fundamento para seguidores da igreja evangélica ouvidos nesta quinta pelo Diário.

"É pura calúnia. Sempre fazem denúncias contra a Universal e não conseguem provar nada. Tenho certeza de que (os líderes) não estão envolvidos", diz o técnico de manutenção Joel Antônio da Silva, 59 anos, sobre o escândalo financeiro publicado na revista IstoÉ da semana passada, que envolve o senador e bispo Marcelo Crivella (PL - Rio de Janeiro).

O fiel Silva, morador de Santo André, foi ao culto desta quinta acompanhado da nora Taís Novelli da Silva, 31 anos, da neta Laura, 1, e da sogra Iracema Ventula, 74. Como a maioria do fiéis da Universal, a família paga 10% do salário como dízimo. "A gente não paga, e sim devolve o dinheiro que Deus nos dá", corrige Silva.

A Catedral da Fé de Santo André foi construída na avenida Santos Dumont, 105, no Centro, ao custo estimado de cerca de R$ 30 milhões. Pastores da nova igreja e a sede central da IURD, no bairro de Santo Amaro, na capital, negam-se a fornecer informações sobre a obra. "Os bispos estão de parabéns, mas acho que essa igreja merecia ser até maior", observa o fiel Joel Silva. Cerca de 200 colaboradores passaram a madrugada e a manhã preparando a igreja para o culto, do qual participaram.

O culto - O bispo Sidnei Marques iniciou a celebração às 15h em ponto. De terno, caminhava de um lado para o outro no extenso palco, que ocupa toda a parte ao fundo do templo, de 12 mil m2. Ele brada ao microfone: "Se existir algum mal, vai sair. Peço ao espírito que causa depressão, insônia e leva ao consumo de drogas. Sai agora! Sai agora!" Enquanto Marques grita, os fiéis em pé erguem as mãos à cabeça e repetem sua palavras, com expressão de dor e concentração. Muitos ficaram em pé, já que o templo tem 3,6 mil assentos.

A certa altura, o bispo clama por "pessoas com encosto" para a libertação. No palco, inicia-se uma sessão que lembra o exorcismo. "Livra este corpo", berra o bispo com a mão na cabeça da suposta mulher possuída, que responde com tremedeira no corpo e voz rouca: "Acabei com o casamento dela (refere-se a si própria)...". A celebração foi encerrada por volta das 16h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;