Política Titulo Diadema
Oposição parte para cima de Lauro e convoca dois secretários
Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
17/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A bancada de oposição na Câmara de Diadema engrossou a postura contra o governo de Lauro Michels (PV) e emplacou, na sessão de ontem, a convocação dos secretários Tatiane Ramos (Educação) e José Marcelo Ferreira Marques (Obras) para prestarem esclarecimentos sobre possíveis irregularidades nos setores.

Por 12 votos a oito, o chamado G-12 (bloco formado por parlamentares do PT, PR, PRB, PPS e DEM) garantiu aprovação de dois requerimentos que exigem a ida dos chefes das Pastas ao Legislativo. Um deles visa questionar José Marcelo sobre o investimento dos recursos – R$ 95 milhões – provenientes da venda da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), feita em 2013. Segundo a oposição, a finalidade do dinheiro foi desvirtuada pela administração verde ao usar a verba para recapeamento asfáltico e reestruturação de calçadas.

Na área da Educação, o principal tema é o atraso na entrega dos kits de material escolar neste ano. No mês passado, o Diário revelou que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) exigiu que o Paço paralisasse a licitação que contrataria empresa para fornecer os materiais aos alunos da rede municipal. O tribunal acatou argumentos de empresas que acusaram a administração de incluir itens restritivos no edital da concorrência.

Na semana passada, Lauro anunciou que revogou o certame e avisou que preparava novas licitações para compra dos produtos de forma fracionada. Segundo o verde, o impasse não prejudicaria os estudantes porque a gestão possuía materiais que sobraram do exercício passado. Além de explicar sobre esse impasse, Tatiane terá de responder aos questionamentos dos vereadores referentes às escolas municipais.

Ontem pela manhã, integrantes do G-12 visitaram a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Chico Mendes e o colégio Átila Ferreira de Vaz, ambas no Eldorado, e relataram “condições precárias”. “Temos equipamentos que estão deteriorando, em péssimas condições. Entramos no primeiro mês do ano letivo e a Prefeitura não se organizou para receber esses alunos? Nem tem como dizer que é governo novo, porque não é”, criticou o oposicionista Josa Queiroz (PT), líder do G-12.

Defensor do governo na Câmara, Célio Boi (PSB) negou que haja irregularidades nas duas áreas. “Não vejo como desgaste do governo. Eu vejo que há uma reivindicação da oposição de conversar com os secretários para esclarecer alguns assuntos. Não é derrota nem vitória de ninguém. Somos vereadores para cuidar da cidade e essa é a nossa função”, ponderou.

Tatiane falará aos parlamentares na quinta-feira, às 9h. José Marcelo vai à Casa na semana seguinte. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;