Economia Titulo
Mercado de trabalho contrata mais mulheres
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
13/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As mulheres e os trabalhadores que estudam ou se formaram no ensino médio ou superior garantiram maior participação no mercado de trabalho em agosto, em relação ao mês anterior, no Estado de São Paulo. No Grande ABC, mais trabalhadores foram contratados do que demitidos na comparação dos dois meses.

A participação das mulheres no mercado de trabalho cresceu de 41,7%, registrados em julho, para 43,5% em agosto. Os dados são do balanço Boletim de agosto do Obervatório do Emprego e do Trabalho, da SERT (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho).

De acordo com o balanço, os trabalhadores que estudam ou são formados no ensino médio ou superior representaram em agosto 87,3% do mercado de trabalho. A alta foi de 21,8% em relação a julho, no qual o grupo respondeu a 65,5% dos trabalhadores.

Segundo o professor da Fipe/USP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo) Hélio Zylberstajn, responsável pelo balanço, o aumento é reflexo da crise financeira.

"As empresas trocaram os seus funcionários durante a crise. Os cortes atingiram cargos de alta chefia e grandes salários, geralmente ocupados por homens com boa formação e já experientes. Agora, as empresas estão contratam mulheres e jovens, que têm boa formação, por salários mais baixos", analisa Zylberstajn.

Ele destaca que as empresas se beneficiaram no curto prazo, pois refrescaram o caixa, mas "é preciso analisar no longo prazo". "A experiência conta muito para uma empresa. Os iniciantes levam certo tempo para entenderem por completo suas obrigações no trabalho", acrescenta.

Região - São Bernardo teve o maior saldo positivo entre o volume de contratações e demissões, na relação julho e agosto, com 1.368 empregos. Santo André teve ganho de 1.246 postos de trabalho. Em São Caetano foi registrada alta de 1.244 empregos. Diadema garantiu saldo positivo com 727 novas contratações.

Mauá ganhou de 400 novos empregos e Ribeirão Pires registrou acréscimo de 234 trabalhadores no mercado. Rio Grande da Serra teve resultado distante das demais cidades da região. O saldo positivo foi de 37 empregos.

"Depois de muito tempo, A indústria começou a contratar e a região do ABC é muito forte nesse setor", avalia Zylberstajn.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;