Automóveis Titulo
Nova filosofia de atendimento
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
12/08/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Os dias das oficinas particulares estão contados! Pelo menos no que depender da Chevrolet. Com um novo sistema de atendimento, que procura oferecer maior rapidez, conveniência e qualidade do serviço, a montadora espera fidelizar o cliente, colocando um ponto final na retórica de que o comprador do veículo zero-quilômetro volta à concessionária somente para a primeira revisão.

O Novo Serviço Chevrolet abandona a antiga filosofia de atendimento, focando as atenções às necessidades do proprietário, e não do automóvel. "O carro não tem problema. Quem tem problema é o cliente", explica Marco Pacheco, diretor de Serviço da marca, responsável por implementar o sistema nas 420 unidades Chevrolet em todo o Brasil.

Agora, antes de levar o veículo à concessionária, o cliente agenda, por telefone ou internet, o dia e o horário que lhe são mais convenientes. Ao chegar ao local, é orientado a conduzir o veículo até o box da oficina onde será atendido. Lá, o cliente é recebido pelo mecânico que realizará o serviço.

O funcionário então diagnostica o problema e apresenta o orçamento.

Enquanto o serviço é efetuado, o proprietário pode acompanhar o mecânico, voltar para buscar o carro no horário marcado ou aguardar na própria concessionária. "Acabou a história de o veículo entrar na segunda-feira e sair da oficina na sexta", exalta Pacheco, lembrando que 82% dos automóveis que entram, saem no mesmo dia da concessionária

Com essa nova filosofia, a relação cliente/concessionária tornou-se menos impessoal, além de diminuir o custo operacional da rede, já que desapareceram as figuras do consultor técnico e do chefe da oficina. "Com a maior proximidade ao cliente, atendemos melhor a demanda feminina, que representa mais de 52% do público", ressalta o diretor.

O Novo Serviço Chevrolet, que começou a ser implementado em 2006, emprega 5.500 mil técnicos - todos com, no mínimo, 150 horas de treinamento. Novos funcionários saíram da parceria entre montadora, concessionários e Senai.

Importante: caso o problema do veículo seja urgente, não havendo possibilidade de agendar a consulta, o proprietário pode ir à concessionária. Porém, em vez de ser encaminhado diretamente à oficina, ele passará antes por uma central, onde será encaixado em um horário disponível.

EXPORTAÇÃO - Desenvolvido por uma equipe brasileira, o inédito sistema de atendimento deverá ser utilizado em outros países, como Argentina, Chile, México e até Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;