Setecidades Titulo Apoio
Casa acolhe moradores de rua em Diadema

Instituição beneficia 40 pessoas que desejam ressocialização; projeto do Diário doou verba para a entidade

Por Nelson Donato
Especial para o Diário
14/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Assistir moradores de rua que desejam mudar de vida. Esse é o trabalho da entidade beneficente Transitória Casa do Caminho, situada na Rua Vicente Adamo Zara, no Jardim Rosinha, em Diadema. A instituição, que completou no mês passado 27 anos, atende, atualmente, 40 pessoas que passam por processo de ressocialização.

Os moradores de rua são acolhidos por período inicial de 30 dias. Durante esse tempo, eles recebem alimentação, vestimentas, dormitório, atendimento psicológico e assistência social. O principal objetivo é fazer com que essas pessoas, que ficam à margem da sociedade, tenham a chance de recomeçar suas vidas deixando as ruas.

Ao entrar na sede da entidade, é possível notar a limpeza e a organização do espaço. Embora o local passe por mudanças estruturais, as condições oferecidas para os assistidos são ótimas. Ao ser recebido, cada um deles recebe numeração, que é compatível ao seu leito e ao espaço para guardar os pertences. Também há banheiros separados para homens e mulheres, além de lavanderia.

Conforme explica a presidente da Transitória Casa do Caminho, Laurinda Gomes Adão, o espaço vem sendo alvo de vandalismo, praticado por moradores de rua que não desejam ser assistidos. “Muitas dessas pessoas não desejam se adequar às nossas regras. Aqui não admitimos aqueles que estão sob efeito de álcool ou de outras drogas. Aqueles que também não comparecem durante três noites perdem a vaga no dormitório. Por isso, alguns optam por seguir na rua e acabam nos atacando.”

Mesmo com as constantes dificuldades, o trabalho na entidade traz sensações gratificantes para os voluntários. “É um sentimento único poder auxiliar aqueles que nada têm. Duas vezes ao ano, organizamos festas voltadas para os assistidos. Lembro que, em uma delas, um homem que estava hospedado me disse que fizemos com que ele se sentisse gente novamente”, recorda a presidente.

Apesar do importante papel que exerce para a sociedade, a instituição foi alvo da ação de ladrões, que furtaram televisão e um computador recentemente. Segundo Laurinda, as invasões obrigaram reforço da segurança. “Depois do roubo, nós colocamos portas de metal e colocamos grades em alguns pontos do prédio. A verba dessas adequações tinha outro destinho, mas, infelizmente, tivemos que mudar alguns planos.”

 

AUXÍLIO

Por meio de doações, a instituição organiza bazares, que objetivam levantar fundos para compra de alimentos e melhorias do espaço. Neste mês, a Transitória Casa do Caminho recebeu ajuda importante: R$ 1.810,55 provenientes do projeto Vai e Vem do Bem do Diário. “Ainda não sei para onde destinarei o valor. Temos muito o que organizar. Mas com certeza, será muito bem recebido por nós.”

A iniciativa do Diário tem como objetivo estimular o descarte consciente de exemplares impressos antigos. A doação para Transitória Casa do Caminho foi obtida com a venda de 4.273 toneladas de jornal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;