Economia Titulo São Caetano
Sindicato faz nova reunião em busca de acordo na GM

Entidade negocia alternativas para evitar o desligamento de cerca de 1.000 funcionários

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
17/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano fará nova reunião com representantes da General Motors para discutir alternativas contra a demissão de aproximadamente 1.000 funcionários na fábrica da montadora no Grande ABC. As partes se encontraram na manhã de ontem, mas ainda não chegaram a um acordo.

Na semana passada, a empresa propôs o congelamento do reajuste deste ano, que seria substituído por um abono salarial. Para o ano que vem, haveria reposição de metade da inflação. A correção dos vencimentos seria normalizada somente em 2018, caso haja recuperação nas vendas do setor automotivo.

Entretanto, o ponto que desagradou os trabalhadores foi a proposta feita pela GM de acabar com a cláusula do acordo coletivo que prevê estabilidade aos funcionários acidentados ou que foram vítimas de doenças ligadas à atividade profissional.

Segundo o sindicato, a montadora também cogita reduzir o valor pago pelo adicional noturno, que hoje é de 30%. A intenção da companhia é baixar para 20% – mínimo exigido pela legislação. Os trabalhadores também pedem a renovação do lay-off (suspensão do contrato de trabalho) de 1.700 operários por mais sete meses. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;