Internacional Titulo
Coleção de selos do 'caçador de nazistas' vai a leilão
Por Da AFP
26/09/2006 | 09:30
Compartilhar notícia


Uma coleção de selos postais avaliada em 350 mil euros que pertenceu ao 'caçador de nazistas' Simon Wiesenthal, falecido há um ano em Viena, será leiloada na quarta-feira em Wiesbaden, centro da Alemanha.

Wiesenthal, que morreu no dia 20 de setembro de 2005 aos 96 anos, sobreviveu ao Holocausto e, depois de ser libertado do campo de concentração nazista de Mauthausen pelas forças aliadas, dedicou a vida a perseguir os criminosos e genocidas do regime de Adolf Hitler (1933-1945).

Em 1947, Wiesenthal, formado em Arquitetura, fundou o Centro Judaico de Documentação em Viena, a partir do qual descobriu mais de 1 mil nazistas que haviam fugido para diversos países após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Entre estes figurava Adolf Eichmann, capturado na Argentina em 1960 e julgado em Israel, onde foi condenado à pena de morte por seu papel fundamental na deportação e extermínio dos judeus.

Aparentemente, os primeiros indícios da presença de Eichmann na Argentina chegaram a Wiesenthal por meio de amigos filatelistas no país sul-americano.

A coleção filatélica de Wiesenthal tem quase 1 mil selos, fundamentalmente de valor cultural histórico e estético. Os organizadores do leilão esperam arrecadar um valor superior ao preço base de 350 mil euros.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;