Memória Titulo Memória
De volta à Fichet que não existe mais

Hoje terminei o prazo que cumpri com o Conselho Municipal da Saúde...

Por Ademir Medici
26/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Hoje terminei o prazo que cumpri com o Conselho Municipal da Saúde. Foi uma forma de retribuir o conhecimento e a satisfação que a vida profissional me proporcionou.”

Cf. Neide Monice Oliveira, em registro de 14/9/2015.

Percebe-se na imagem que o fotógrafo surpreendeu os funcionários. Era um dia comum de trabalho na Fichet, da Avenida Industrial. Jair, o gerente de Relações Industriais, olha de soslaio para trás; Suzete, a menina de minissaia e sandália de poucas tiras, não esconde a surpresa. À mesa, Neide, a chefe do departamento, despacha com a funcionária Angela.

Os móveis escuros, as paredes envidraçadas, a caixinha de entrada sobre o grosso volume de registros, o telefone já branco e a máquina de escrever que ainda aceitava o papel carbono para algumas cópias a mais dos ofícios e fichas que eram batidos. Computador, onde está você, amigo?

Aqui está o cenário perfeito de um escritório do Grande ABC na década de 1960, apontando para a década de 1970. Uma pena imensa que a Companhia Brasileira Fichet & Schwartz-Hautmont não existe mais em uma Avenida Industrial que se transforma.

Temos testemunhos deste tempo. Como Neide Monice de Oliveira, aposentada mas ativa no registro de suas memórias do trabalho e na ação de voluntariado do Conselho Municipal da Saúde de Santo André, "o que muito me orgulha e dignifica".

FICHA CORRIDA

- Dona Neide trabalhou como enfermeira, secretária bilingue, professora em dinâmica da comunicação, chefe de departamento de cadastro. Estudou enfermagem, cerâmica artística, inglês, análise financeira, literatura e literatura infantil.

- Entre as firmas, General Electric, Elevadores Otis, Record Indústria de Material Automobilístico, Indústria de Calçados Clark.

- Na Fichet foi faturista e secretária da diretoria financeira.

- Na Villares Equipamentos, secretária de vendas em motores diesel para navios.

VIDA PESSOAL

Casou-se com José Sanches de Oliveira, mecânico de máquinas e publicitário, natural de Mairinque (SP) e que vive em Santo André desde os 12 anos. Mas esta é uma história que fica para outra vez.

Diário há 30 anos

Sábado, 26 de outubro de 1985 - ano 28, nº 5965

Manchete – Empresários na Justiça contra o Inamps

Empresas do Grande ABC querem obrigar a Previdência Social a cumprir os convênios de assistência médica.

Paranapiacaba – Anunciada a restauração do castelinho, a ser transformado em museu de preservação do material histórico da vila ferroviária.

Aids – Cento e sessenta óbitos em São Paulo.

Polícia – Está morto assaltante que atacou banco em Rudge Ramos.

Em 26 de outubro de...

1915 – Em Ribeirão Pires, três indivíduos agridem o carroceiro Manoel Gomes Cavanhaque, 47, que é derrubado da boleia da sua carroça e espancado.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os franceses derrotam três divisões búlgaras na frente de Gradek, Valandov e Robroba’.

1930 – Nasce a Nova República. Organiza-se um governo provisório no País e governos provisórios nos estados e municípios.

- No Grande ABC, então município de São Bernardo, José de Almeida Amazonas assume como autoridade policial. Líder do Partido Democrático, Amazonas era o principal nome getulista na região, pai do futuro vereador, vice-prefeito e deputado José Amazonas.

1975 – Prefeito Antonio Pezzolo, de Santo André, inaugura a linha de ônibus Utinga a Capuava, a ser explorada pela empresa Garcia de Transportes Coletivos e Turismo.

1990 – Prefeito Aparecido Benedito Franco, de Rio Grande da Serra, tomba (preserva oficialmente) as ruínas da Capela de Santa Cruz, parcialmente destruída em abril de 1979.

2000 – Inaugurado o Hospital Estadual de Diadema, também conhecido como Hospital Serraria.

Santos do Dia

- Santo Evaristo. Quarto sucessor de Pedro, no ano 97. Governou a Igreja durante nove anos. Atribui-se a Evaristo a divisão de Roma em ‘títulos’ ou paróquias com um padre encarregado delas. Ele morreu no ano 107.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Flório

- Boaventura de Potenza

- Damião de Finaro

Hoje

- Dia Mundial do Futebol

- Início da Semana de Prevenção contra Doenças do Coração

Município Paulista

- Cândido Motta. Criado em 1923, quando se separa de Assis. O nome homenageia antigo secretário da Agricultura do Estado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;