Política Titulo Consequência
Cassetari lidera debandada no PRB

Destituído do comando da sigla em S.Bernardo, titular da Comunicação não acompanhará adesão a projeto do PPS; João Batista se aproxima da legenda

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
14/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A decisão da direção nacional do PRB provocará êxodo dos comandantes da sigla em São Bernardo pela manutenção de espaço dentro do governo do prefeito Luiz Marinho (PT). Nos próximos dias, o agora ex-presidente do partido na cidade e secretário de Comunicação do governo petista, Fábio Cassetari, e toda a cúpula municipal devem pedir desfiliação em resposta à determinação nacional do apoio ao deputado federal Alex Manente, que deve disputar a eleição a prefeito pelo PPS em 2016.

O Diário apurou que os dirigentes municipais receberam sinalização de Marinho sobre continuidade no Paço até o fim de 2016, embora ainda não esteja selada aliança para Tarcisio Secoli, secretário de Serviços Urbanos e nome já escolhido – mas não divulgado – por Marinho para concorrer à sucessão pelo PT no ano que vem.

Cassetari apoia Marinho desde que o petista chegou ao 18º andar do Paço. Em 2012, formou bloco entre aliados que rediscutiu o posto de vice do petista e quase emplacou o ex-vereador Tunico Vieira (PMDB) na vaga. Foi convencido por Marinho a recuar e ficou com a Pasta de Comunicação no segundo mandato.

Mas se a atual cúpula vai deixar a legenda, o PRB prepara novas filiações para dar suporte partidário à campanha de Alex. A primeira grande chegada deve ser o vereador João Batista, hoje no PTB. Ligado à Igreja Universal – afinada com o PRB –, Batista tem mostrado descontentamento com o PTB, reclamando de falta de diálogo. Outra decisão foi colocar André Manente, irmão de Alex, na presidência do partido no município.

Cassetari e André Manente não retornaram aos contatos da equipe do Diário para comentar o assunto.

MUDANÇA
A decisão de rediscutir a orientação política em São Bernardo partiu do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, que salientou que a mudança no posicionamento político se deu porque o partido “gosta de integrar times que são vencedores” e que “pesquisas mostram” a possibilidade de, segundo ele, o popular-socialista ser eleito em outubro do ano que vem. “O Alex é novo, é jovem. É uma pessoa que tem dinamismo, além de ser um deputado bastante atuante em Brasília”, revelou o dirigente da sigla.

O popular-socialista liderou a última sondagem de intenções de voto, realizada pelo DGABC Pesquisas e publicada pelo Diário no dia 2 de agosto. Em um dos cenários, com o deputado federal disputando o páreo com o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e Tarcisio Secoli, Alex teve a preferência de 39,8% do eleitorado, contra 20% do tucano na segunda colocação e 5,8% do petista, que aparece empatado com o ex-prefeito de São Bernardo William Dib (PSDB), lembrado também por 5,8% dos eleitores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;