Internacional Titulo
Ariel Sharon e Mahmud Abbas têm 'reunião tensa' em Jerusalém
Por Do Diário OnLine
Com AFP
20/07/2003 | 14:19
Compartilhar notícia


Uma fonte palestina revelou que a reunião de 2h mantida neste domingo entre os primeiros-ministros da Palestina, Mahmud Abbas, e de Israel, Ariel Sharon, em Jerusalém, foi tensa. O encontro teve como temas centrais a situação dos cidadãos palestinos que continuam detidos em Israel e o cerco israelense ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat.

Segundo o dirigente palestino, as duas partes "elevaram a voz" várias vezes. As fontes israelenses classificaram o encontro como "positivo".

A delegação palestina exigiu que Israel dê liberdade de movimentos ao presidente Arafat, cercado em seu quartel-general de Ramallah (Cisjordânia) há 19 meses pelo Exército israelense, que ocupou a cidade. Sharon reagiu inicialmente contra o pedido, mas prometeu "estudá-lo seriamente".

A maior discordância foi sobre os prisioneiros palestinos. Sharon mostrou disposição de libertar 400 dos seis mil detidos, mas Abbas não ficou satisfeito. Fontes governamentais palestinas argumentam que Israel poderia soltar quatro mil prisioneiros sem qualquer prejuízo para a segurança israelense.

Sharon e Abbas seguem na próxima semana aos Estados Unidos, para reuniões separadas com o presidente George W.Bush. Os dois voltarão a negociar apenas após a viagem a Washington.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;