Cultura & Lazer Titulo Exposições
Traço para mulheres
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
08/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Seri/DGABC


‘Dizem que mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda.’ Sábias as palavras do ‘Tremendão’ Erasmo Carlos. Cheias de predicados, o que não falta àquelas que ganham homenagem hoje em todo mundo é a qualidade geralmente atribuída ao homem: a força. E é isso que une todas as homenageadas que serão expostas, a partir de hoje, em duas mostras que envolvem ilustrações e caricaturas: TPM – Traços Para Mulheres, no Poupatempo de São Bernardo (Rua Nicolau Filizola, 100), e a Mulheres Poderosas, no Tietê Plaza Shopping (Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 1.465), em São Paulo.

Na mostra, que será realizada na região durante todo o mês de março, o visitante poderá ver 40 caricaturas de mulheres célebres em todo mundo, entre elas Dercy Gonçalves, Gisele Bündchen e Marilyn Monroe. A comediante e atriz brasileira, por exemplo, foi feita pelo ilustrador Humberto Pessoa, que é de São Caetano e tem duas décadas de profissão. “São mulheres que defendem, de acordo com suas personalidades, um ponto de vista feminino. É muito bom homenageá-las.” Só ele tem 16 desenhos na exposição gratuita, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

SÃO PAULO - Os ilustradores do Diário, Fernandes e Seri, têm seus desenhos entre os 56 trabalhos escolhidos para o Mulheres Poderosas. A ideia da mostra é, de fato, apresentar caricaturas daquelas que representam a força feminina.

O desenho da Cássia Eller, feito por Seri para ilustrar a coluna dominical Alfarrábios, de Evaldo Novelini, foi milimetricamente pensada para mostrar personalidade da cantora. “Eu sou fã incondicional dela e não quis fazer uma caricatura porque ela era muito rock’n’roll’, mas sim porque queria passar atitude”, explica o ilustrador.

Fernandes, que expõe Madre Teresa de Calcutá e Elza Soares – duas caricaturas já premiadas –, ficou satisfeito com os dois desenhos. “A madre Tereza é um exemplo de bondade e eu consegui deixá-la simpática. Já Elza é uma figura, cantora que gosto muito da voz, singular.” A mostra, também gratuita, ficará no shopping até dia 29, no piso térreo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;