Política Titulo Santo André
Projeto da Cidade Pirelli
é aprovado pelo governo

Proposta idealizada pelo prefeito Celso Daniel, morto em
2002, sai do papel após 13 anos de tramitação em Sto.André

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
22/12/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


Depois de 13 anos no papel, o famigerado projeto Cidade Pirelli, em Santo André, finalmente começa a ganhar corpo. A proposta, idealizada pelo prefeito Celso Daniel (PT - que morreu em 2002) foi aprovada no Conselho Municipal de Políticas Urbanas. O alvará de construção será liberado nos próximos dias pelo Paço. É o último passo para o início da obra, em espaço de 46,7 mil m² e a cargo da empresa Brookfield.

Os entraves, até então, estavam na negociação de contrapartida, documentação e aprovação do projeto pelo governo. O investimento será de R$ 300 milhões, envolvendo um shopping, dois hoteis, um prédio comercial e seis residenciais. A previsão de conclusão é entre março e dezembro de 2013.

Por conta do projeto, a cidade vai receber cerca de R$ 8 milhões de contrapartida, incluindo adequação do sistema de drenagem e ampliação das avenidas Giovanni Batista Pirelli, Capuava e Santos Dumont, desde o Ipiranguinha até o Viaduto Cassaquera. Outra aplicação se dará em parceria com o governo do Estado por meio de Veículo Leve sobre Trilhos, que partirá da nova estação Pirelli da CPTM até o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, além de terminal rodoviário.

O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), sustenta que a execução do projeto resultará em vitalização para a região do bairro Homero Thon. "A obra vai criar outro centro. Por isso temos de melhorar a situação viária", defendeu o petebista, salientando que nova alça será erguida junto ao Cassaquera ligando ao Trecho Sul do Rodoanel. "Essa saída vai aliviar o trânsito."

Remodelado, o projeto, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Frederico Muraro Filho, vai fomentar o desenvolvimento e a economia. "Trará benefícios enormes. É ambicioso e criará 6.000 postos de trabalho permanentes após a finalização."

O projeto original, de 1998, projetava a construção de blocos comerciais, casa de espetáculo, rua 24 horas, centro de convenções, hotel e reativação da estação. Não vingou. A proposta seria para implementação em dez anos, mas hoje a região conta apenas com parque com duas quadras e alguns bancos de concreto.

Aidan enfatizou que o projeto não é considerado do PT. "Todo mundo vai lembrar como uma bandeira de Santo André."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;