Setecidades Titulo Educação
Aluno andreense é destaque em concurso

Com 10 anos, estudante foi o único do Estado a receber prêmio nacional de astronomia

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC'
05/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O céu e seus astros sempre foram alvo da curiosidade e fonte de encantamento para o estudante Alessandro da Cunha Menegon, 10 anos. Tanto que a pesquisa pelo tema e suas descobertas proporcionaram ao aluno do 6º ano do Educandário Santo Antônio, em Santo André, premiação no Concurso de Astronomia para Estudantes de 2014 do LNA (Laboratório Nacional de Astrofísica). O garoto, o mais jovem entre os vencedores, conquistou terceiro lugar na sua categoria (segundo ciclo do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano), sendo o único representante do Estado.

O objeto astronômico escolhido pelo estudante foi a NGC 3132 (Nebulosa do Anel do Sul), uma espécie de nuvem em forma de anel gerada por uma estrela durante sua morte. Em sua justificativa para a escolha, Alessandro destaca ter levado em conta a beleza do astro e também o fato de não ser algo comum entre as opções apresentadas em concursos. “Eu também poderia analisar uma galáxia, mas achei interessante diversificar.”

Segundo o astrônomo mirim, os gases espalhados por essa estrela anã que está morrendo são aquecidos pelo calor que emana de seu núcleo, formando uma espécie de piscina de luz. A NGC 3132 tem aproximadamente oito anos-luz de diâmetro (para se ter ideia da magnitude, um ano-luz equivale a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros) e está localizada a 2.000 anos-luz da Terra, sendo uma das mais próximas conhecidas.

“O que mais demorou foi a escolha no software que permite a visualização dos corpos celestes a partir das coordenadas, dentre os objetos que se encaixavam nas regras do concurso, o mais belo”, destaca o aluno, que contou com auxílio da mãe, Cristiane Menegon, e da professora de Geografia Maria da Graça Carrança Martins.

O processo de pesquisa e estudo sobre a Nebulosa do Anel do Sul fez com que Alessandro se apaixonasse ainda mais pelo tema. Com isso, ele já cogita ter a astronomia como profissão. “Tenho duas ideias em mente, ou ser astrônomo ou físico”, revela o amante das disciplinas de Ciências e Matemática, o que o torna um nerd para os amigos. “As pessoas até brincam que sou nerd, mas eu levo isso como um elogio.”

O feito do morador de Santo André não foi o primeiro. Em 2013 ele levou para casa medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e a condecoração dourada neste ano. “Fico muito feliz com o reconhecimento porque isso provavelmente serve de incentivo para meus amigos.”

EXEMPLO

A coordenadora pedagógica do Educandário Santo Antônio, Nathalie Lunardi, destaca que, além de motivo de orgulho para a comunidade acadêmica, a conquista de Alessandro também é importante para estimular os demais alunos. “Aumenta a probabilidade de os estudantes participarem de concursos e de se interessarem pelo tema.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;