Setecidades Titulo Espanha
Estudante de S.Caetano fará intercâmbio na Espanha

Jovem é contemplado em premiação da Secretaria da Educação do Estado

Renata Rocha
Especial para o Diário
25/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A oportunidade de conhecer pessoas e cultura diferente em outro país é o sonho de muitos jovens, mais ainda dos que fazem cursos de idiomas. Nesta semana, 219 alunos da rede estadual participarão da segunda edição do Prêmio Intercâmbio Internacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Do total, oito são do Grande ABC e entre eles está o estudante Geovani Dantas Batista, 16 anos, portador da síndrome de Crohn, que vai passar 20 dia na Espanha.

A síndrome de Geovani é uma patologia crônica, caracterizada por dores abdominais e diarreia, podendo haver também dores nas articulações e lesões na pele. Falta de apetite, perda de peso e febre também são sintomas da doença. Para realizar a viagem, Geovani passou por uma bateria de exames e leva relatório médico, além te ter sido providenciada carteirinha de saúde para ele receber atendimento, caso precise.

“O Geovani sempre foi um garoto responsável e estudioso. Não estou preocupada de ele esquecer as medicações. Até a injeção que precisa tomar uma vez por semana ensinei a aplicar. Foi um orgulho ele estar entre os que farão o intercâmbio”, disse a mãe do garoto, a dona de casa Francisca Neta Dantas Batista, 50.

Os alunos que receberam a premiação são todos da rede estadual e fazem curso de idioma nos CELs (Centros de Estudo de Línguas). No Grande ABC, há cinco unidades: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires. Neste segundo ano de programa, os ganhadores terão oportunidade de ir para Espanha, França ou Inglaterra.

Além de ter passado por duas avaliações, uma em Português e outra no idioma cursado, os estudantes precisam ter frequência mínima de 75% nas aulas e alcançar média 7 no ensino regular. Segundo os pais de Geovani, por causas das internações devido a crises da doença, o menino já chegou a fazer provas no hospital.

“Estou ansioso, gosto de espanhol e vou conhecer as pessoas e a cultura. É bem legal completar com o intercâmbio os três anos que cursei no Brasil. Quero passear e prestar atenção em tudo o que puder, já que 20 dias devem passar rápido”, disse Geovani.

Esta é a primeira vez que o jovem, estudante da EE Professora Maria Conceição Moura Branco e que está no último ano do curso de espanhol do CEL da EE Dona Idalina Macedo Costa, vai ficar longe dos pais. Geovani e a sua mãe estão tranquilos. O preocupado da casa é o pai, o mecânico de manutenção Edgar Sebastião Batista, 53. “Eles terão uma ligação bancada pelo governo estadual por semana. Vamos ter que usar internet e WhatsApp. Mas sei que ele vai se cuidar.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;