Setecidades Titulo Ônibus
Com aplicativo, Santo André quer atrair mais passageiros para ônibus

Ferramenta gratuita de celular informa itinerários em tempo real

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
31/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Santo André é a terceira cidade do Grande ABC (além de São Caetano e Diadema) e a 11ª do Brasil a aderir ao aplicativo CittaMobi, que oferece aos usuários de ônibus informações em tempo real sobre o trajeto das 48 linhas municipais.

A ação, em conjunto com as empresas de transporte coletivo Viação Guaianazes, Viação Curuçá, Viação Vaz, Transportes Coletivos Parque das Nações, Etursa (Empresa de Transporte Rodoviário de Santo André), Viação Urbana e Expresso Guarará, foi apresentada na tarde de ontem, no Paço Municipal, pelo secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD). De acordo com ele, essa iniciativa, somada a outras já executadas pela administração, ajuda a atrair mais usuários para o sistema de transporte público. “A população deixou de usar o ônibus, mesmo sendo mais barato, pelo conforto que o carro propicia. A partir daí, desenvolvemos um programa para atrair novamente esse usuário e diminuir o número de carros na rua. Lançamos o Bilhete Único, a frota de ônibus foi renovada, implantamos faixas exclusivas que, em alguns pontos, diminuíram o tempo de viagem em até 60%, e agora mais um passo importante com esse aplicativo para os nossos usuários”, disse Paulinho.

“Nas cidades que têm o aplicativo, o que se percebe, e é uma visão das empresas de ônibus, é que a demanda tem aumentado. O usuário tende a deixar seu veículo em casa e migrar para o transporte público”, destacou Paulo Fraga, diretor comercial da Cittati Tecnologia, empresa que desenvolve o aplicativo.

O produto pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play ou Apple Store. Para quem não possui smartphone, as informações podem ser acessadas por computador, por meio do site www.cittamobi.com.br. “Com o sistema de GPS, cada empresa alimenta um banco de dados único”, explica o gerente-geral da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), Luiz Marcondes de Freitas Júnior.

Por meio da ferramenta, o passageiro consulta a previsão de chegada dos ônibus com até duas horas de antecedência, se o veículo é adaptado para pessoas com deficiência, quanto tempo levará para desembarcar na parada desejada, entre outras funcionalidades. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;